Usar protetor solar é uma questão de necessidade quando o assunto é a saúde da pele. A cada ano que passa, o sol está mais incidente sobre a terra e, como consequência, a pele não protegida fica mais danificada, sujeita a doenças e ao envelhecimento precoce. O rosto é uma das partes que mais sofre, pois está mais exposto. É por isso que deve escolher entre os melhores protetores solares para o rosto.
Quais os melhores protetores solares para o rosto em 2019?
A fórmula dos melhores protetores solares para o rosto costuma não ser alterada de forma significativa de um ano para o outro. Claro, elas sofrem constantes melhorias, mas você continua comprando o mesmo produto. O segredo está em escolher a composição ideal para o seu tipo de pele. Nesse sentido, o seu dermatologista vai ajudar a identificar as necessidades da sua pele para que compre a melhor opção. Veja algumas das sugestões mais recomendadas.
1. Protetor Solar toque seco FPS 30
Os tipos de protetores com toque seco não contêm óleo na composição, por isso são os melhores para quem tem pele oleosa ou mista. Quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o fator de proteção, sendo o 30 uma boa média. Uma boa marca é o Nívea Sun Toque Seco.
2. Protetor Solar “oil control”
Quando encontrar um rótulo escrito “oil control” quer dizer que o protetor é ideal para quem tem a pele muito oleosa, então é outra opção para quem deseja manter a pele sequinha e protegida, sem aquela desagradável sensação de oleosidade constante. A sugestão é o Roc Minesol Oil Control.
3. Protetor Solar para peles sensível e ambientes com sol muito forte
A combinação entre um ambiente com sol muito forte e uma pessoa com pele muito sensível é perigosa. Então, além de usar protetor solar, precisa escolher uma opção com efeito reforçado, como oferece, por exemplo, o L´Oreal Expertise Toque Seco fator de proteção 60. Se tem a pele muito clara ou sensível, essa é uma ótima opção.
4. Protetor Solar para quem usa maquiagem
Existem diversas opções de protetores solares com tonalidade de base para usar como parte da maquiagem. Há também opções com cor normal, mas que não atrapalham as outras etapas da maquiagem, pois mantém a pele seca. Um exemplo é o Neutrogena Sun Fresh fator de proteção 60.
5. Protetor Solar com efeito de base
Se preferir uma opção que sirva como protetor solar e base de maquiagem ao mesmo tempo, também há ótimas opções. Uma delas é o Vichy Ideal Soleil fator de proteção 30 ou mais. Escolha o fator de proteção solar de acordo com a necessidade da sua pele. Esse protetor seca rápido para que possa finalizar a make sem estresse.
6. Protetor Solar com efeito prolongado
Qualquer tipo de protetor solar precisa ser reaplicado de hora em hora, mais ou menos, para que continue fazendo efeito. Só que, às vezes, você não tem como parar para fazer a reaplicação, então o melhor é ter um protetor de ação prolongada. Um exemplo é o Episol Loção Oil Free, mais resistente ao suor e à água.
Dicas para usar protetor solar facial
Além de escolher entre os melhores protetores solares para o rosto, precisa saber aplicá-los da forma correta para que façam o efeito desejado. Veja alguns cuidados que deve tomar
1. Aplique o protetor com antecedência
Se for possível, aplique o protetor 15 minutos antes de se expor ao sol. Assim ele já vai estar pronto para fazer efeito quando os raios chegarem à sua pele.
2. Aplique na pele limpa e seca
O protetor é a primeira camada de produto que vai passar na pele. Não pode aplicá-lo por cima da base da maquiagem. Lave muito bem o rosto, seque, aplique-o, espere secar e só depois continue a maquiagem.
3. Aplique do jeito certo
Os protetores em creme devem ser aplicados nas mãos e fazendo movimentos cirulares para espalhar pelo rosto. Os em gel devem ser espalhados em sentido único, sem movimentos circulares. Os em spray devem ser aplicados em uma quantidade maior e não precisa espalhar com as mãos, apenas deixar secar. As bases com protetor devem ser aplicadas com leves tapinhas com os dedos, sem usar a esponja.
4. Reaplicação
Cada tipo de protetor e de pele necessita de uma reaplicação específica. De modo geral, se estiver na praia ou na piscina, deve reaplicar o produto assim que sair da água ou quando estiver suando muito. Seque a pele e reaplique. Essa reaplicação deve levar no máximo 90 minutos depois da aplicação anterior.