Menu

Como melhorar o ar da sua casa: 6 dicas

Se você passa muito tempo sem cuidar da renovação do ar de onde vive, sua qualidade vai diminuindo

Crédito: Freepik

Publicidade

Que as cidades, independente do tamanho, já vêm sofrendo com a poluição, você já sabe. Mas e sua casa, será que está livre dela? Isso somado aos fatores da própria residência podem tornar o próprio ar uma bomba-relógio. Mas existem medidas simples que podem deixar seu ambiente mais puro e saudável.

6 dicas para melhorar o ar da sua casa:

Abra portas e janelas

Ok, o ar lá de fora não é o ideal, mas é melhor deixar que circule do que manter o que está dentro de sua casa, com os contaminantes externos e agora internos. Então, deixe portas e janelas abertas, sempre que possível.

Deixe o sol entrar

Sim, o sol vai interferir na qualidade do seu ar. Isso porque ele não deixa o ambiente tão úmido e propício ao desenvolvimento de fungos. E ninguém quer ficar respirando esporos ao longo do dia, certo? Então abra as cortinas e deixe o bater nos móveis e dentro de casa.

Tenha plantas que purifiquem o ar

Elas funcionam como filtros de ar naturais, que realizam trocas, enchendo sua casa de oxigênio. Além de serem lindas, elas ajudam a dar um clima mais ameno à casa. Opte por espécies de sombra e fácil manutenção, como a jiboia, palmeiras, bambu ou até lírios-da-paz.

Publicidade

Veja também: 16 plantas que purificam o ar da casa

Evite qualquer fumaça

É essencial que, caso tenha algum fumante na sua família, ele entenda que não pode fumar dentro de casa. Isso porque, além da fumaça, vai intoxicar a todos com uma série de venenos que estão inclusos na composição do cigarro.

Faça uma limpeza inteligente

E se alguém te contasse que o famoso “cheirinho de limpeza” pode ser um grande problema para sua saúde? Aquele cheiro de pinho ou lavanda que os produtos químicos deixam vem impregnado de partículas dos componentes, intoxicando seu organismo aos poucos.

Aposte nas misturas de vinagre, limão, bicarbonato e afins. Se quiser o cheirinho, é fácil! Basta usar o óleo essencial na mistura. Limpo, ecológico e ainda dá para trabalhar a aromaterapia em casa.

Publicidade

Elimine os alérgenos

Mesmo que na sua casa não tenha ninguém com doenças respiratórias graves ou alergias, é interessante deixar o ambiente longe do que causa alergias. Ácaros e fungos podem se multiplicar em lugares inocentes como tapetes ou cortinas. Por conta disso, o ideal é deixar a casa o mais minimalista possível.

Assim, você consegue manter o ar mais limpo dentro da sua casa, sem ter que recorrer a produtos químicos ou filtros caros. Faça o teste e depois diga o que achou!

Veja também: Jiboia-prateada: uma planta linda e fácil de cuidar

Publicidade
Sair da versão mobile