Se comer de forma totalmente saudável fosse fácil, todo mundo faria. Mas é difícil resistir à tentação dos alimentos industrializados, cheios de açúcares e gorduras, com sabores intensos e um aspecto tão apetitoso.
Porém, essa é uma necessidade quando você percebe que o seu peso está atrapalhando sua qualidade de vida ou quando a sua saúde começa a apresentar problemas, e você sabe que a sua alimentação vai mal.
Sendo assim, o primeiro passo para melhorar a sua alimentação é despertar a consciência dessa necessidade em nome de fazê-lo ser mais saudável e mais feliz. Esse é o ponto de partida, pois ninguém consegue mudar alguma coisa na vida se estiver sendo forçado.
Se você já chegou nesse ponto, mas não tem dinheiro para ir a um nutricionista, ou ainda não tem força de vontade o bastante para mudar completamente a sua alimentação, pode começar devagar. Só não pode desistir nem deixar de evoluir. Veja como começar a melhorar sua alimentação no dia a dia.
1. Aumente a quantidade de refeições e reduza as porções
Se você tem muita ansiedade pelo momento de comer, quer dizer que nem sempre tem fome, mas sim, muito prazer em apreciar a comida. Geralmente, pessoas assim comem várias vezes ao dia, e bastante em cada vez. Então, não faz sentido passar a comer apenas 3 vezes ao dia.
O que você pode fazer é separar seu dia em 6 refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
Cada refeição principal (café da manhã, almoço e jantar) deve ser apenas 1 prato de comida, sem repetir, e sem enchê-lo até não caber mais nada. Os lanches e a ceia devem ser porções pequenas e bem leves. Principalmente a ceia, que é a última, pois logo você vai dormir.
2. Faça comida em casa
Essa dica é muito importante. Mesmo que você tenha uma rotina cheia de compromissos, precisa parar de comer sempre em restaurantes ou comer comida pronta de supermercado. Separe algumas horas do seu fim de semana ou dia de folga para cozinhar as marmitas da semana inteira. Separe em potinhos e congele. A qualidade da sua alimentação vai mudar drasticamente.
3. Faça melhores escolhas de alimentos
Para ter uma alimentação de maior qualidade você precisa comer alimentos que tenham alto valor nutricional. Ou seja, que sejam ricos em proteínas, vitaminas, fibras e minerais.
Então, na hora de elaborar o seu cardápio da semana, use essa dica como base. Basta escolher alimentos “de verdade”, aqueles de antigamente, quando não existiam fast foods. Alguns alimentos que pode escolher são:
- Arroz
- Milho
- Todas as leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, amendoim, ervilha)
- Carnes puras (sem capas de gordura e que não sejam embutidos)
- Polenta
- Batata
- Inhame
- Mandioca
- Ovos
- Laticínios
- Todas as verduras
- Todas as frutas
- Todos os legumes
- Massas integrais
- Grãos e sementes in natura (puros para adicionar nas preparações)
- Oleaginosas puras (amêndoas, castanhas, nozes sem sal nem açúcar adicionado)
- Temperos naturais (evitar molhos e caldos prontos)
4. Aposte na variedade
Com esses alimentos simples e naturais do dia a dia, você pode fazer uma infinidade de pratos, bem coloridos, apetitosos, saborosos e muito saudáveis.
Aliás, quanto mais colorido for o seu prato, melhor. É bem importante que cada prato de almoço tenha uma porção de proteína, uma de carboidrato, uma de gordura saudável e o máximo de variedade de verduras e legumes.
5. Faça lanches saudáveis e saborosos
A parte mais difícil de comer de forma saudável é quando dá vontade de beliscar “uma coisinha” entre as refeições. Então, tenha sempre à mão receitas que sejam bem gostosas, fáceis, feitas em casa, e com ingredientes de alto valor nutricional, como:
- Bolo de banana
- Pizza de aveia
- Barra de cereal
- Sorvete
- Brownie
- Smoothie
- E mais 29 receitas de snacks doces e salgados