Menu

O melhor cardápio para cada faixa etária

Saiba o que você deve comer obrigatoriamente entre os 20 e os 60 anos

Publicidade

É inegável: o metabolismo acaba ficando mais lento ao longo do tempo. Isso não é uma opinião, ou apenas uma impressão, é algo provado pela ciência!

Felizmente, é possível evitar que esse processo natural provoque dano à saúde, como alterações no peso e problemas na pele. Mas, para isso, é preciso ter em consideração que a alimentação deve mudar, de acordo com a idade e as necessidades do nosso organismo.

Cada faixa etária requer importantes adaptações na sua alimentação, que devem ser acompanhadas por hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, não fumar e ter moderação nas bebidas alcoólicas.

Cardápio recomendável para os 20 anos

O organismo está em pleno funcionamento. É a sua melhor etapa no aparelhamento biológico. Logo, “prevenção” é a palavra-chave.

Publicidade

Priorize ingredientes ricos em vitamina C (como a laranja, manga e tangerina), que conseguem ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Esses alimentos ainda promovem uma maior produção de colágeno, o que é importante para ter uma pele de 20… aos 40!

Cardápio recomendável para os 30 anos

É nessa faixa etária que o metabolismo começa a ficar mais lento, com um aumento espontâneo no acúmulo de gordura. Esse processo é natural e progressivo.

Desde os 25 anos, de década em década, existe uma diminuição de 2% no metabolismo basal, ou seja, naquele que trabalha durante o descanso. Por isso, aposte em ingredientes estimulantes – os termogênicos.

É o caso de chás como o verde, acompanhados por especiarias como a canela, além do óleo de coco.

Publicidade

Cardápio recomendável para os 40 anos

Nessa década, o envelhecimento se torna mais evidente e a perda de peso acaba ocorrendo mais devagar.

Por esse motivo, é preciso ter muito cuidado com a ingestão de carboidratos simples que liberam muita insulina, um hormônio que acelera o envelhecimento e aumenta o depósito de gordura no corpo, principalmente na área interna da coxa, quadril e abdômen.

Diminua os impactos desse processo com ingredientes totalmente integrais, que têm um nível glicêmico reduzido.

Publicidade

Não se esqueça de combinar com ingredientes que possuem muita vitamina B6, como a banana e as castanhas, que estimulam a serotonina, muito importante para controlar o apetite por doce nas horas de maior ansiedade.

Aumente ainda a produção de colágeno com ingredientes repletos de aminoácidos, como carne magra. A sua pele agradece!

Cardápio recomendável para os 50 anos

Sempre que a superfície da pele demora a regressar ao normal após uma pressão, é sinônimo de que a hidratação natural sofreu uma redução.

Publicidade

A solução pode estar em sucos detox, com ingredientes como laranja ou beterraba. Desse modo, você fortalece o sistema imunológico, a produção de colágeno e a pigmentação da pele.

A sua pele ficará mais rosada e bronzeada!

Cardápio recomendável para os 60 anos

O objetivo do seu regime alimentar é somente evitar a diminuição das massas magra e óssea.

Priorize os ingredientes repletos de cálcio, como os produtos lácteos. Aposte ainda em brócolis e folhas de tom escuro.

Publicidade

Inclua na sua dieta as carnes magras (ou brancas) para cuidar do seu colesterol, que pode sofrer transformações com a redução do estrogênio.

Cardápio recomendável para todas as faixas etárias

  • Beber água: estamos falando do melhor ingrediente para prevenir o envelhecimento da pele. A quantidade perfeita é cerca de 20 ml por cada quilo. Logo, uma mulher que pese 60 quilos deveria de ingerir 3 litros, todos os dias. Metade dessa quantidade deve ser água pura.
  • Alimentos ricos em ferro: a ausência desse mineral ocorre, principalmente, nas mulheres entre os 20 e os 40 anos, que ainda estão passando pela menstruação. Por isso, aposte em ingredientes como castanhas, cogumelos e alimentos de origem animal, como carne de vaca (tente comer, ao menos, meio quilo por semana).

Importante: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico!

Compartilhe!

 

 

 

Leave a Reply

Sair da versão mobile