Menu

Melanose solar: saiba o que é, como prevenir e como tratar

Com a saúde da pele não se brinca. O protetor solar ainda é a melhor opção para se proteger

Crédito: Freepik

Publicidade

Cuidar bem da pele é importante não apenas pela questão estética, mas pela saúde. O câncer de pele não-melanoma é o tipo de câncer mais comum no Brasil, mesmo que, para preveni-lo, os cuidados sejam simples, assim como para prevenir a melanose solar. Já ouviu falar sobre isso? Então tire suas dúvidas agora e observe melhor a sua pele para saber se pode ter.

O que é melanose solar

A melanose solar é caracterizada por pequenas manchas na pele, em diferentes tons de castanho, com tamanho de alguns milímetros ou centímetros. Elas surgem nas regiões que ficam mais expostas ao sol, especialmente nas pessoas que têm pele clara e não usam protetor solar. São manchas benignas, mas para ter certeza de que não oferecem risco é necessário que sejam avaliadas por um dermatologista.

Qual é a diferença da melanose solar e do melasma?

Como nos dois casos a principal característica é a presença de manchas, a melanose pode ser confundida com o melasma. A diferença é que o melasma apresenta manchas maiores e bem delimitadas, não tem cura, mas podem ser reduzidas com tratamento. As causas são diferentes, como hormonais, genética, uso de certos cosméticos ou medicamentos, mas as manchas podem piorar com o excesso de sol.

Melanose pode virar câncer?

Sim, mas não por causa da melanose em si. Quando uma pele desenvolve melanose significa que ela já foi bastante exposta ao sol, e esse é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pele.

Publicidade

Melanose solar tem cura?

É possível fazer tratamentos para que as manchas desapareçam, mas se a pessoa voltar a se expor ao sol sem usar protetor solar ou mesmo nos horários de sol mais forte, as manchas podem reaparecer.

Como tratar e prevenir?

Para prevenir, o uso de protetor solar com fator de proteção acima de 30 é muito importante, por todo o corpo ou pelo menos em todas as áreas que não estiverem cobertas por roupa, inclusive nas mãos.

Ainda assim, deve evitar ficar no sol nos horários mais quentes, que são das 10h da manhã até as 16h. Usar chapéu ou boné, mesmo com protetor, ajuda a proteger o rosto.

Os bronzeamentos artificiais também são perigosos e prejudiciais, tanto para melanose quando para câncer de pele, então devem ser evitados.

Publicidade

Se as manchas surgirem, seja no rosto ou em qualquer outra parte do corpo, é necessário consultar um dermatologista para ter certeza do diagnóstico e começar um tratamento. As formas de tratar dependem da intensidade das manchas e da condição de saúde do paciente. Podem ser usados medicamentos para aplicar na pele, luz intensa pulsada e laser.

Sair da versão mobile