Hoje em dia, qualquer tipo de alimento levanta suspeita quando o assunto é emagrecimento. São tantas propriedades a considerar, que até as frutas mais saudáveis são alvo de questionamento. É por isso que muitos se perguntam se melancia engorda, especialmente por ser uma fruta muito doce. Mas está na hora de tirar essa dúvida e saber mais sobre os benefícios da melancia.
Melancia engorda ou emagrece?
Indo direto ao ponto, se melancia engorda ou emagrece, pode ficar tranquilo: precisaria comer uma quantidade muito grande de melancia para que ela o fizesse engordar. Mas vale lembrar que para obter os benefícios da melancia para emagrecer, ela deve ser adicionada a uma dieta prescrita por um nutricionista, pois deve ser ingerida na quantidade adequada. Veja o que faz da melancia uma aliada ao emagrecimento.
Muita água
A melancia é uma fruta composta por 92% de água. Em uma xícara, são 139 ml de água. Isso faz com que ela aumente a sensação de saciedade e ajude você a não sentir vontade de comer outras coisas na mesma refeição.
Poucas calorias
A melancia possui apenas 46 calorias por xícara, o que é uma quantidade bem baixa. Além disso, essa mesma quantidade da fruta contém menos de 1 grama de gordura.
Possui arginina
A arginina é uma substância obtida por meio do processo metabólico da citrulina, que está em grande quantidade na melancia. Quando se ingere uma boa quantidade de arginina, o corpo reduz o ritmo de armazenamento de gordura e também melhora o funcionamento do coração.
Carga glicêmica
Aqui está o fator culpado por gerar tantas dúvidas nas pessoas: há quem pense que tudo o que é muito doce vai ser transformado em gordura no corpo, mas não é bem assim. A carga glicêmica da melancia é de apenas 4 em uma escala de 20, o que não é suficiente para aumentar o açúcar no sangue ou causar aumento de peso.
Propriedades nutricionais da melancia
Agora que a dúvida se a melancia engorda já foi sanada, conheça também outras propriedades nutricionais que fazem da melancia uma ótima fruta para inserir na rotina alimentar. Em uma xícara de melancia contém 1 grama de proteína, 11,5 gramas de carboidratos, 0,5 gramas de fibras e 0,25 de gorduras.
Outros benefícios da melancia
A melancia é uma boa fonte de vitaminas A e C, que agem como antioxidantes, protegendo as células do corpo contra os radicais livres e ajudando na sua renovação. Essa fruta também é uma boa fonte de potássio, que ajuda a absorver cálcio, além de magnésio, que trabalha em benefício dos ossos e músculos.
Se você só consome a melancia gelada e pura ou misturada com outras frutas, saiba que é uma boa ideia experimentá-la grelhada. Também pode congelar para transformar em um batido cremoso ou fazer suco. Em média, a quantidade recomendada ao dia é de 2 xícaras da fruta, mas pode variar de acordo com a necessidade de cada organismo.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.
Para você se inspirar a criar receitas saudáveis com melancia, veja essa ideia deliciosa no vídeo abaixo:
Veja também:
- Descubra 7 dicas de como cortar melancia de forma simples e fácil
- Melancia amarela: uma variedade deliciosa para provar