Menu

Não se deixe enganar! Aprenda a identificar o mel falso que vendem por aí

Com essas 5 dicas, aprenda a nunca mais comprar mel falso

Publicidade

O mel é um alimento muito utilizado na nossa cultura, tanto pelas suas propriedades culinárias, como terapêuticas. Excelente adoçante natural e também com efeitos medicinais, sua valorização no mercado tem feito com que produtos falsificados e modificados aparecessem por aí. Para você não cair no conto do vigário e comprar gato por lebre, hoje você vai aprender como ver a diferença entre um mel verdadeiro e um mel falso.

Cada vez mais encontra-se mel falso para vender. Aprenda a identificar a diferença entre um produto natural e uma contrafação!

Fornece energia, purifica o organismo, previne doenças, hidrata a pele e atua como um poderoso estimulante do sistema digestivo. Essas são algumas das propriedades medicinais do mel, que também é um excelente adoçante que compõe receitas deliciosas.

Um mel verdadeiro não é barato, portanto, desconfie de produtos muito baratos. Se já fez a compra, realize alguns dos testes abaixo e confira se o seu mel é verdadeiro ou falso.

  1. O mel verdadeiro é mais grosso e consistente que o mel falso

Pegue um palito de dente ou de picolé. Enfie no pote de mel e retire em seguida. Se o mel escorrer sem parar, formando um fio ininterrupto, o mel é puro e verdadeiro. Se cair um pouco e parar, pode ter certeza, você comprou mel falso.

Publicidade

  1. Teste da folha de papel

Pegue uma folha de papel ofício, de escritório ou caderno e pingue algumas gotas do mel que quer testar. Espere uns poucos minutos, se o mel for absorvido pelo papel, ele é falso, pois utilizaram água para fazer render a quantidade. Se não absorver, é mel verdadeiro.

  1. Teste do copo d’água.

Coloque uma colher de chá de mel em um copo de água. Se o mel for falsificado ou modificado, ele irá se dissolver na água, formando quase uma mistura, pois contém água na sua composição. Mas se o mel for de qualidade, verdadeiro, ele formará um coágulo, não irá se dissolver e cairá para o fundo do copo.

4.Observe a cristalização

Após alguns meses na prateleira, o mel verdadeiro se cristaliza, devido a sua concentração de açúcar natural. Se após alguns meses o seu mel continua líquido, infelizmente, você foi enganado e comprou mel falso.

  1. Teste do álcool

Em uma vasilha, coloque (sem mexer) 1 colher de sopa do mel que você quer testar com 3 colheres de sopa de álcool etílico 100%. Ponha essa vasilha em banho-maria e quando estiver quente, misture com uma colher. Se for verdadeiro, o mel irá se misturar com o álcool, se for falso, você verá uma mancha branca no fundo da vasilha.

Publicidade

Aqueça esse recipiente em banho-maria. Quando estiver aquecido, mexa a mistura. Mel de verdade vai dissolver enquanto o falso vai deixar uma mancha branca no fundo do copo.

Leave a Reply

Sair da versão mobile