O mel de manuka é produzido pelas abelhas que se alimentam do néctar da Leptospermum Scoparium ou Flor de Manuka, típica da Nova Zelândia, e também de algumas plantas de chá nativas da Austrália e Nova Zelândia.
De acordo com estudos, ele pode ser capaz de matar bactérias resistentes a antibióticos. Este mel contém matiglioxal, um componente que faz com que a bactéria morra antes de conseguir se tornar imune ao tratamento, o que não acontece com os antibióticos comuns.
Além de excelente antibiótico, contém as vitaminas A, B, C, D, E e K, tendo somente 21 calorias por colher de sopa. Combate os radicais livres, por conter antioxidantes, tendo também aminoácidos essenciais em maior quantidade do que outros méis.
Benefícios para a saúde
1. Fortalece o sistema imunológico
Por ser rico em nutrientes essenciais, incluindo a vitamina C, o mel de manuka ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando mais resistente a doenças comuns, como gripes e resfriados.
2. Auxilia o sistema gastrointestinal
Ao estimular o desenvolvimento de probióticos no seu intestino, ajuda a tornar o sistema gastrointestinal mais saudável, com uma melhor ação das bactérias benéficas.
3. Antibiótico natural
É comprovado que ele é capaz de eliminar o E. coli, Strep, Salmonella, H. pylori e Pseudomonas. Isso faz dele um excelente antibiótico natural.
4. Combate o envelhecimento precoce
Por ser rico em antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres que danificam as células do seu corpo (inclusive da pele), ajudando assim a manter a saúde celular e combater o envelhecimento precoce.
5. Anti-inflamatório
Não bastasse ser antibiótico, é também anti-inflamatório, podendo tratar desde resfriados a problemas oculares, na garganta, inflamações na pele e muito mais, podendo ser utilizado de forma tópica também.
Benefícios para a pele
1. Trata a acnes e espinhas
Por possuir uma forte ação anti-inflamatória e antibiótica, o mel de manuka ajuda a curar problemas com acnes e espinhas, secando, reduzindo o inchaço e coceira, além de hidratar a pele, sem oleosidade.
2. Trata a queimadura solar
Seus nutrientes e antioxidantes ajudam a tratar a queimadura de sol na pele. Para isso, aplique uma fina camada, delicadamente, em toda a região afetada. Deixe agir por 30 minutos e tome um banho frio, hidratando em seguida.
3. Ajuda a curar cortes e queimaduras
Ao ser aplicado em regiões machucadas, ajuda a evitar a contaminação, acelerando a cicatrização e garantindo que agentes externos possam se multiplicar no local.
4. Hidrata a pele
Rico em nutrientes, ele nutre e hidrata a pele, deixando-a macia e livre de espinhas, já que não é oleoso.
5. Evita a formação de cicatrizes
Ao tratar um ferimento com ele, evita-se a formação de cicatrizes, deixando um melhor resultado ao final.
Como consumir
Para colher seus benefícios, procure consumir uma colher de chá antes das principais refeições.
Aproveite para adoçar o seu chá, suco ou até mesmo o café com ele. Coloque nas frutas, com oleaginosas e aveia, faça receitas ou até mesmo puro.
Para usar em queimaduras de sol, dissolva em um pouco de óleo de coco, para facilitar na hora de espalhar e aprimorar suas qualidades, aplicando delicadamente e deixando agir por ao menos 30 minutos, antes de enxaguar.
Em cortes, micoses, feridas e afins, basta aplicar puro, com o auxílio de um palito para espalhar, descartando-o logo em seguida.
Faça também uma máscara facial para hidratar; é adequada para todos os tipos de pele, inclusive oleosas. Para isso, misture uma colher de mel de manuka com uma gotinha de extrato de própolis e deixe agir, depois de aplicar na pele já limpa. Lave bem com água fria para retirar. Para peles mais secas, pode acrescentar também um pouquinho de óleo de coco, que vai nutrir e hidratar.
Para tratar gripes e resfriados, desobstruindo as vias aéreas superiores, faça uma vaporização com 1 litro de água para 2 colheres de sopa de mel, limpando e desinflamando toda a região.
Contraindicações e cuidados a ter
Muitas pessoas são alérgicas a mel, então nem há necessidade de dizer que essas não devem nem passar perto do produto.
Armazene-o em local fresco, seco e sem iluminação, como o armário. Evite a geladeira, para não mudar a textura do mel.
Se as formigas estiverem aproveitando para fazer um lanchinho na tampa, lave o pote e a tampa, seque e feche. Encha um pratinho com um pouco de água e deixe o mel no centro, dessa forma, as formigas não conseguem mais chegar.
O mel de manuka é mais difícil de ser encontrado no Brasil, dessa forma, vale a pena procurar em sites especializados e casas voltadas ao público consumidor.