O mel de babosa é uma receita caseira fácil de fazer e que fornece muitos nutrientes para ajudar a tratar dos cabelos. Então, se você quer deixar seu cabelo mais bonito sem precisar investir em produtos especiais, faça o teste com essa receita e sinta a diferença.
Benefícios de usar mel de babosa no cabelo
A babosa é uma planta bastante popular, tanto pela sua beleza e fácil cultivo quanto pelas propriedades que oferece para a pele e o cabelo, deixando-os mais hidratados, nutridos e favorecendo a cicatrização.
Essa planta contém uma espécie de gel no interior de suas folhas que é composto por vitaminas A, C, E, B2, B3 e B6, além de minerais como cálcio, manganês, zinco, potássio, cobre e ferro.
Quando você faz o mel de babosa e usa do jeito certo, ele atua fazendo uma profunda hidratação, o que é ótimo para os fios ressecados e danificados, da raiz às pontas.
Quando os fios estão quebradiços, o mel de babosa também ajuda no fortalecimento, devolvendo o brilho, alinhando os fios e reduzindo o frizz.
Além da babosa, o açúcar que vai na receita também é importante para oferecer mais nutrientes aos fios. Especialmente se escolher um açúcar orgânico e menos refinado, o efeito será melhor. Esse ingrediente fornece vitamina B e C, magnésio, zinco, cálcio, fósforo e ferro, o que é bom para reduzir o frizz, o ressecamento, as pontas duplas e deixar o cabelo mais macio.
Veja também: babosa seca espinha e trata inflamações da pele
Receita de mel de babosa
A receita leva ingredientes que você já tem na cozinha e também a babosa, de preferência uma folha colhida na hora, que é bem fácil de encontrar no quintal de alguém que cultiva plantas, é só pedir.
Ingredientes
Açúcar (qualquer tipo): 1 copo;
Gel de babosa: 1 copo;
Pote de vidro com tampa: 1 unidade.
Modo de preparo
- Quando cortar a folha da babosa, deixe escorrer o líquido amarelo que vai sair.
- Quando todo o líquido escorrer, lave bem a folha, corte seus espinhos e corte a parte verde para ter acesso ao gel transparente do interior.
- Coloque esse gel no liquidificador junto com o açúcar e bata bem.
- Transfira o mel de babosa para o frasco de vidro, tampe e coloque na geladeira por 2 dias, sem mexer.
Formas de uso do mel de babosa
Você pode usar o mel de babosa de diferentes formas, conforme o que estiver precisando tratar no seu cabelo.
Antes do xampu
Antes de lavar o cabelo, aplique o mel só nas pontas e deixe por 20 minutos. Depois lave normalmente. Essa dica é para proteger e hidratar as pontas danificadas.
Misturar no xampu
Abra o seu xampu do dia a dia e coloque dentro dele 1 colher de sopa do mel de babosa. Feche e agite para misturar. Deixe a mistura em repouso por um dia todo.
Quando for usar, misture novamente e use o xampu normalmente, massageando bem o couro cabeludo durante a aplicação. O xampu vai ficar mais hidratante, e o cabelo mais hidratado.
Misturar na máscara
Se você já tem uma máscara de hidratação que costuma usar, pode misturar um pouco do mel de babosa na quantidade de máscara que aplica em cada hidratação para potencializar o seu efeito.
Como conservar?
O mel de babosa pode ficar até 2 meses na geladeira, no frasco bem fechado. Para misturar com outros produtos, como xampu, faça isso apenas com o xampu que usa com frequência. Como a máscara de hidratação não é usada com tanta frequência, misture o mel apenas na quantidade de máscara que for usar.
Conheça os tipos de babosa e entenda as diferenças e os usos das principais espécies.
Veja também: Como fazer sabonete de babosa