Menu

Medo de avião: de onde vem e o que fazer para lidar?

Ter medo de viajar de avião é bastante comum, pois as pessoas desconhecem o quanto aviões são mais seguros do que transportes terrestres

Crédito: Freepik

Publicidade

Só de pensar em entrar num avião já é motivo para dar calafrios em muita gente. Tanto que, de fato, diversas pessoas deixam de viajar para passear ou trabalhar porque sentem medo de avião, chamado de aerofobia. Mas, de onde vem esse medo e o que fazer para enfrentá-lo?

O que motiva o medo de avião?

Na verdade, podem ser múltiplas causas. Geralmente, uma pessoa que tem medo de avião tem medo também de altura ou de lugares fechados ou de socializar.

Então, como o avião está lá nas alturas, é um lugar fechado de onde você só pode sair quando estiver em solo e é cheio de pessoas pertinho de você. Fica fácil entender a vontade de evitá-lo.

Mas, existe outra causa que pode aparecer de forma repentina, fazendo a pessoa se perguntar: “como é que eu não sentia esse medo antes?” Esse medo é da perda, quando você acredita que, ao viajar de avião, pode morrer e deixar muitas pessoas e coisas importantes para trás.

Publicidade

Esse tipo de medo costuma surgir quando a pessoa está entrando na fase adulta, quando compra bens, quando tem filhos ou é responsável pelo bem-estar do outro, por exemplo. Quando você tem algo importante a perder ou uma grande responsabilidade, começa a não querer correr riscos.

Existem também as pessoas que têm medo de avião sem nunca ter visto um de perto, mas por já terem visto notícias de acidentes aéreos ou por terem ouvido alguém contar uma história em que passou medo num avião.

Esses dois últimos medos estão relacionados à falta de conhecimento sobre o funcionamento das aeronaves e sobre o quanto elas são muito mais seguras do que viajar de carro, moto ou ônibus. Então, esse já é um bom caminho para superar o medo e se libertar.

Veja também: Como saber quando um medo comum se torna fobia

Publicidade

Como lidar com o medo de voar?

Primeiro você precisa se perguntar: “quanto medo eu tenho de voar? Será que é só ansiedade pelo desconhecido?”

É importante saber qual é o seu grau de medo de avião antes de pensar em como enfrentá-lo. Quando o medo é uma fobia, significa que ele é incontrolável, pelo menos até a pessoa começar a fazer terapia para aprender técnicas e lidar com o medo.

Em caso de fobia, os sintomas podem ser drásticos, quase como em uma crise de pânico ou de ansiedade, com tremedeira, sudorese, visão turva, tontura, falta de ar e a certeza de que precisa sair do avião ou que nem pode chegar perto dele.

Publicidade

Se chega a esse ponto, é muito importante conversar com um psicólogo ou psiquiatra para entender melhor o problema e adotar estratégias específicas, inclusive o uso de algum medicamento, se for necessário.

Mas se o medo lhe parecer controlável, seja apenas no momento de uma turbulência, quando o avião está decolando ou pousando, uma boa solução pode ser aprender como um avião funciona.

Você não precisa se tornar um especialista. Mas, ao entender os mecanismos de funcionamento das aeronaves e ver profissionais da área falando de forma mais simples sobre isso, você verá que seu medo vai desaparecer.

Publicidade

Você entenderá, por exemplo, que uma turbulência é absolutamente normal e parece muito mais agitada do lado de dentro do que de fora do avião.

Gostou da ideia de aprender mais? Então, comece assistindo ao vídeo abaixo, do canal Aviões e Músicas, apresentado pelo Lito, que é um experiente mecânico de aviões:

Veja também: Medo de agulha? Saiba quando é uma fobia e como tratar

Publicidade
Sair da versão mobile