Um fato no mínimo estranho surpreendeu os médicos na China. Um idoso teve 100 pedras retiradas da bexiga em uma única cirurgia, assustando a todos no hospital. Ele afirmou que já tinha dificuldades para urinar há 10 anos, mas nunca tinha ido ao médico ver do que se tratava. Conheça os sintomas da doença e a história completa.
Veja também: o que a cor do seu xixi pode dizer sobre a sua saúde
Entenda o caso
Esse caso único na medicina aconteceu na província de Jiangsu, que fica na região Oeste da China. Liu, um idoso com 83 anos de idade, chegou no hospital se queixando de muita dor ao urinar, quando conseguia. Isso porque muitas vezes ele ia ao banheiro e, apesar de estar com a bexiga cheia e muita vontade, não saia nada ou quase nada de urina.
Depois de passar pela triagem, foi rapidamente encaminhado para a emergência, deixando os médicos preocupados. Ele disse que já estava tendo dificuldades para ir ao banheiro por pelo menos 10 anos e nunca tinha tomado nenhuma providência.
Ele foi então levado para fazer o raio-x e o que os médicos encontraram foi assustador. A bexiga de Liu estava tomada por diversos cálculos vesicais, como nunca tinham visto antes. Consequentemente, ele foi encaminhado com urgência para ser operado, com a retirada das pedras o quanto antes.
Na sala de cirurgia, a bexiga foi drenada para que pudesse se fazer o procedimento. Os médicos abriram a região e começaram a fazer a limpeza, retirando as pedras que lá estavam. Ao final, depois de retirar boa parte dos cálculos, eles já contabilizavam 100 pedras dos mais diversos tamanhos.
Durante os exames, foi diagnosticado também o desenvolvimento de outra doença que contribuiu para o problema. Liu tinha hiperplasia prostática benigna, ou seja, um aumento benigno da próstata, que causa dificuldade para urinar. Consequentemente, ele acumulou muito mais ácido úrico e formou as pedras na bexiga.
Quais são os desse sintomas
Para evitar que se chegue ao ponto em que o idoso se encontra, é preciso ter atenção aos sinais. No caso de Liu, ele estava com dificuldade de urinar há 10 anos e nunca procurou um médico para resolver. Mesmo que possa ser algo simples, é fundamental procurar ajuda em casos como esse ou similares.
De acordo com o médico Drauzio Varella, a doença pode ser silenciosa por anos, porém existem alguns sintomas mais comuns de pedras na bexiga. Veja quais são:
- Pontadas na região da bexiga ao fazer atividade física;
- Desconforto na região abdominal;
- Interrupção ou dificuldade para urinar;
- Sangue na urina;
- Infecções repetidas;
- Dores no local
É fundamental fazer uma revisão anual, quando se tem mais do que 50 anos, para evitar esse tipo de doença, que silenciosamente, se alastra pelo corpo. Então, nada de preguiça ou resistência, agende sua consulta já e fique com a mente tranquila de que está tudo bem.