Menu

Médico virou bebê no útero, evitando cesariana

A mãe queria muito ter um parto normal, mas, seu bebê estava sentado. Então, o médico fez uma manobra para virá-lo.

Imagens: reprodução/Youtube

Publicidade

Um médico virou bebê no útero da mãe utilizando uma manobra chamada Versão Cefálica Externa (VCE). A mãe queria muito ter parto normal, mas o seu bebê estava sentado, então, o médico resolveu ajudá-la dessa forma incrível.

O médico, Wagner Hernandez, trabalha no Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista. Ele é especializado em gestação de alto risco, gravidez gemelar e parto normal. Era a pessoa certa para estar ali e realizar o procedimento durante o trabalho de parto.

Veja também: Oligodrâmnio na gestação: saiba o que é o que fazer

Ele pediu autorização dos pais do bebê para gravar a manobra e publicar nas redes sociais, e explicou como é que funciona.

Publicidade

“Nem sempre um bebê sentado irá precisar de uma cesariana! Nesse vídeo mostro a manobra para colocar o bebê sentado (pélvico) para ficar com a cabeça para baixo (cefálico), chamada Versão Cefálica Externa (VCE)”, explicou o médico na legenda do vídeo.

O médico virou bebê dentro do útero em um procedimento rápido, com muito cuidado e técnica. É maravilhoso ver o conhecimento posto em prática e evitando procedimentos desnecessários, como seria uma cesariana neste caso.

No vídeo é possível ver o médico fazendo movimentos lentos e cuidadosos, girando o bebê dentro do útero. Pode causar aflição em algumas pessoas, pois dá a impressão de estar causando dor. Mas, a mãe está tranquila e confiante durante o processo.

Geralmente a manobra é realizada antes do início do trabalho de parto e em torno de 37 semanas de gestação. Mas, em alguns casos, também pode ser feita durante o trabalho de parto, antes da ruptura da bolsa amniótica.

Publicidade

O recomendável é que a gestante tenha de 36 a 42 semanas de gravidez para que a manobra da Versão Cefálica Externa seja realizada com segurança e maiores chances de sucesso.

O ideal é que seja feita entre 36 e 38 semanas porque o bebê ainda está pequeno e há maior quantidade de líquido amniótico e espaço para que ele se mova no útero.

Confira, no vídeo abaixo, o médico fazendo o procedimento de virar o bebê dentro do útero para permitir um parto normal tranquilo, na posição mais adequada:

Publicidade
Sair da versão mobile