A lógica do médico Garth Davis, do Mermorian Herman Medical Center, no Texas (EUA), é de que seus pacientes devem ser tratados para preservar a saúde, e não apenas quando já é hora de tratar doenças com remédios.
“Muitas vezes o que estamos fazendo na área da saúde não são cuidados de saúde, são cuidados de doentes. É tratar pessoas que estão doentes”, disse Davis em entrevista.
Então, que este médico decidiu fazer foi receitar alimentos frescos como tratamento. Para isso, ele criou sua própria farmácia responsável por distribuir legumes, verduras e frutas orgânicas, a Farmacy Stand.
Veja também: Ele viveria até os 10 anos, mas seu médico o ajudou a viver mais
“Eles têm diabetes, doenças cardíacas, colesterol alto, e eu estou lendo esta pesquisa e, enquanto não há uma droga que pode ajudar quem tem níveis elevados de colesterol, comer uma dieta baseada em vegetais, repleto de frutas e legumes funciona ainda melhor do que a medicação”, explica o doutor.
Claro, ele sabe que nem tudo pode ser resolvido com alimentos orgânicos, principalmente quando o paciente já adoeceu e necessita de um tratamento medicamentoso. Mas, uma alimentação saudável e balanceada ajuda sim em vários tratamentos e na prevenção de muitas doenças.
Então, ele é um ponto fora da curva, já que muitos médicos fazem questão de prescrever remédios porque ganham com isso.
Veja também: Como adotar uma alimentação intuitiva e deixar de sofrer com dietas
Para se ter uma ideia, médicos prescrevem cerca de 4 milhões de receitas por ano que somam US $ 320 bilhões, sendo que 85% das pessoas que têm remédios prescritos poderia prevenir suas doenças com a alimentação.
A farmácia do Dr. Davis localiza-se dentro do próprio hospital e funciona uma vez por semana, quando vende uma caixa cheia de orgânicos por US$ 25.
Porém, se tiver receita do médico ou de alguém da sua equipe, ainda ganha US$ 10 de desconto, financiados pela própria instituição.
Para botar o projeto em prática e garantir a qualidade dos produtos, Dr. Davis fechou uma parceria com a Kristina Gabrielle Carrillo-Bucaram, fundadora da Rawfully Organic, a maior rede de cooperação sem fins lucrativos de alimentos orgânicos, com sede em Houston.
Fonte: abc13