Já falamos aqui sobre como o estresse pode provocar a queda de cabelo e deixar a pele desequilibrada. Mas, você sabia que o mau humor também afeta a saúde da pele e dos cabelos? Faz sentido, quando você sabe quais mecanismos atuam neste processo.
Veja também: Como ter uma rotina de cuidados com a pele
Mau humor x queda de cabelo e pele desequilibrada: entenda a relação
Basicamente, uma pessoa mau humorada tem maior predisposição a se estressar com as coisas, a ficar nervosa ou ansiosa. E existe uma relação direta entre o estresse e a queda de cabelo.
Conforme explica a Dra. Maria Angélica Muricy, que é dermatologista especialista em tratamento e transplante capilar, em seu canal no YouTube, o cabelo, todos os pelos do corpo e a pele são produzidos a partir da mesma origem embriológica que o cérebro: todas essas partes do corpo são feitas a partir de um mesmo tipo de tecido, chamado ectoderma.
Ou seja, existe aí uma ligação direta entre o sistema nervoso central (no cérebro) e o crescimento ou a falta de crescimento do cabelo, e desequilíbrios que afetam a pele.
Isso quer dizer que, quando a pessoa está exposta a um excesso de fatores externos estressantes todos os dias, seu sistema nervoso irá liberar uma quantidade exagerada de citoquinas, que são substâncias pró-inflamatórias.
Essas substâncias são liberadas diretamente na raiz do cabelo e dos pelos do corpo, prejudicando o seu ciclo de crescimento.
Além disso, colocar o corpo em situação diária de mau humor e estresse eleva muito a liberação do hormônio cortisol, chamado de hormônio do estresse.
Como também é um processo diretamente ligado ao sistema nervoso central, o cabelo será afetado, aumentando a queda dos fios, e a pele poderá ficar muito seca ou oleosa ou com manhas, dependendo das características de cada pessoa.
Veja também: Óleo de girassol para cabelo: benefícios e como usar