Mau cheiro no pênis
Crédito: Freepik

Mau cheiro no pênis: o que pode ser e o que fazer?

As causas vão desde a falta de higiene adequada até doenças que precisam ser tratadas antes que se tornem mais graves

Publicidade

Não é uma regra, mas, de modo geral, os homens se preocupam menos com a higiene e a saúde da sua genitália do que as mulheres. Pode ser porque a vagina é mais sensível a doenças do que o pênis, e também porque muitos meninos são educados de forma despreocupada, como se essa falta de cuidado com o corpo fizesse parte da masculinidade. Mas quando isso acontece, os homens ficam sem saber o que fazer ao perceberem um mau cheiro no pênis. Veja quais são as principais causas desse problema e como resolver.

Falta de uma higiene adequada

Lavar o pênis por completo, puxando o prepúcio para trás e lavando com água e sabonete, e depois secando bem com a toalha, é um cuidado básico de higiene íntima para ter todos os dias no banho. Também é bom secar o pênis com papel higiênico depois de fazer xixi, evitando que os pingos de urina restantes deixem mau cheiro. Trocar de cueca diariamente é outro cuidado de higiene que evita mau cheiro no pênis.

Infecções Sexualmente Transmissíveis

Para os homens com vida sexual ativa, o mau cheiro no pênis pode surgir devido a uma infecção sexualmente transmissível. Um exemplo é a gonorreia que faz sair um corrimento amarelado e com cheiro ruim do pênis. Em caso de doenças, geralmente surgem outros sintomas, como feridas, desconforto ao urinar ou ejacular, sangue na urina e dor nos testículos.

Veja também: as IST mais comuns nos homens e os sintomas

Publicidade

Infecções fúngicas

Além das infecções fúngicas que podem ser transmitidas pelo contato sexual desprotegido, existem também os fungos que se proliferam na região íntima devido ao calor e a umidade. A candidíase, por exemplo, pode se manifestar dessa forma, sem ter vida sexual ativa. No caso dessa infecção, além do mau cheiro, o pênis fica com a pele avermelhada, descamada, com fissuras e sensação de ardência.

Infecção urinária

Quando a infecção é interna, na bexiga ou na uretra, o xixi pode ficar com um cheiro mais forte e esse cheiro ficar na cueca. Além da mudança no cheiro da urina, surgem também sintomas de ardência ao urinar e vontade de fazer xixi a todo momento, mesmo sem estar com a bexiga cheia.

A infecção urinária pode acontecer quando o sistema imunológico está fraco ou por causa de uma uretrite, que é uma inflamação na uretra que pode gerar saída de uma secreção com mau cheiro pelo pênis.

Alergia

A alergia pode ser a um sabonete, creme, ao tecido da cueca, à camisinha, lubrificantes ou produtos eróticos. Se você notou o mau cheiro no pênis depois de usar um produto específico, pode ser que tenha alergia. Nesse caso, o mau cheiro vai ocorrer por causa da maior produção de esmegma, que é o lubrificante natural do pênis, e virá acompanhado de vermelhidão e coceira intensa.

Publicidade

Como tratar o mau cheiro no pênis?

Se você acredita que pode melhorar a higiene do seu pênis, pois essa deve ser a causa do mau cheiro, pode começar agora mesmo e ver se resolve.

Agora, se notar o mau cheiro junto com outros sintomas, agende uma consulta com seu médico (clínico geral ou urologista) para examinar, diagnosticar e tratar. Uma doença não tratada pode dar origem a outras, além de trazer um mal-estar constante.

Como falar para o parceiro que ele está com mau cheiro no pênis?

Qualquer cheiro desagradável no corpo causa desconforto para quem convive com a pessoa que está com esse problema. Então, se você está passando por isso e o seu parceiro parece não perceber, o melhor a fazer é dizer a verdade a ele.

Publicidade

Se notar que, além do mau cheiro, o pênis dele parece ter sintomas de doença, é fácil dizer: “vamos agendar uma consulta ao seu médico porque você está com alguma doença aqui”.

Se o pênis parecer apenas sujo mesmo, precisa dizer a verdade, mas com cuidado para não deixá-lo constrangido, pois pode ser que ele nunca tenha sido ensinado a se cuidar corretamente, e acostumou com esse cheiro.

Claro que, para fazer isso, vai depender do nível de intimidade de vocês. Mas é simplesmente impossível manter uma relação íntima, especialmente se envolver sexo oral, com uma pessoa que não se preocupa em oferecer um corpo limpo para você.

Publicidade

Então, não tenha medo nem vergonha de dizer, pois esse é um hábito que deve ser mudado imediatamente e só vai trazer benefícios para a relação.

PODE GOSTAR TAMBÉM