o que é Maternidade tóxica
Crédito: Freepik

Maternidade tóxica: 5 Comportamentos prejudiciais

Ser capaz de se colocar no lugar do seu filho é essencial para ajudá-lo a se desenvolver sem traumas emocionais

Publicidade

Ser mãe é uma experiência muito particular. Por mais que uma mulher receba dicas e busque orientação sobre a educação dos filhos, algumas características do seu modo de ser mãe virão à tona de forma instintiva. O problema é que podem ser atitudes tóxicas, ainda que cheias de boa intenção. Veja esses exemplos e repense suas atitudes como mãe, caso esteja cometendo alguma delas.

1. Vigiar tudo o que seu filho está fazendo

Ficar de olho nas crianças é muito importante, principalmente nas mais novas que não têm noção do perigo. Mas aqui o problema é deixar seu filho notar que você está vigiando tudo o que ele faz, como se não confiasse que ele é capaz de fazer muitas coisas sozinho.

É preciso estimular a autoconfiança nas crianças para que elas desenvolvam independência e se sintam encorajadas. Para isso, o seu filho deve receber as orientações necessárias e saber que você confia nele para fazer o que ele já tem idade e capacidade de realizar.

2. Fazer as coisas pelo seu filho

Essa é uma situação semelhante à anterior. Algumas mães, além de estarem sempre vigiando seus filhos, repetindo o tempo inteiro o que devem ou não fazer, preferem nem deixar que eles assumam responsabilidades. Algumas fazem isso por não quererem que o filho apronte e dê trabalho redobrado, outras por excesso de proteção. Em ambos os casos, é um comportamento tóxico.

Publicidade

O filho que não tem a oportunidade de experimentar, tentar e errar, treinar coisas novas e decidir sobre coisas simples, como o que deseja vestir ou comer, sofre com um desenvolvimento mais baixo das suas capacidades psicomotoras, raciocínio lógico e inteligência emocional.

3. Dar a entender que a maternidade é um fardo

Hoje em dia é engraçado ver humoristas imitando as mães de antigamente dizendo “eu faço tudo nessa casa”, “ninguém me valoriza”, “eu vou embora e a culpa é de vocês”. Mas a verdade é que ficar dizendo o tempo todo, na frente do seu filho, que ser mãe é um sacrifício, que o filho dá muito trabalho e você deixa de fazer coisas pra si porque é obrigada a fazer por ele, é um comportamento tóxico da sua parte.

4. Planejar o futuro do seu filho – ignorando as vontades dele

Colocar seu filho em uma boa escola, dar a ele as condições para descobrir suas aptidões e falar sobre o que ele pode ser quando crescer é ótimo. Mas não tem nada de positivo em querer determinar que seu filho seja tal coisa, parecido com tal pessoa, que escolha tal profissão. Essa decisão é unicamente dele, não importa qual é a sua opinião ou sua vontade. Os pais criam filhos para a vida, não para satisfazer o que eles não conseguiram ser no passado.

5. Chantagem emocional

Fazer o seu filho se sentir culpado por uma decisão sua ou dizer que se ele fizer tal escolha vai deixá-la muito triste, mas que a decisão é dele, são atitudes de chantagem emocional. Sempre que você colocá-lo em uma situação na qual ele precise escolher entre o seu amor/felicidade e o que ele quer fazer, você estará agindo de forma tóxica. Na verdade, você está distorcendo a visão do seu filho sobre as emoções, fazendo-o ter dificuldade em expressá-las e desenvolvê-las.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM