Construir uma casa e sair do aluguel é o grande sonho de muita gente. Às vezes até o terreno já está comprado, mas a fase da construção é sempre adiada por causa do alto custo. Para não deixar esse sonho para depois, a melhor opção é contratar um bom arquiteto que faça o projeto levando em conta materiais mais econômicos. Veja algumas opções para orçar.
1. Casa de madeira
As casas de madeira ainda são uma ótima opção com custo-benefício para construir. Atualmente há projetos lindos, muito modernos, feitos com madeira em toda a estrutura, e ainda tem a vantagem do conforto termoacústico proporcionado por esse material.
2. Madeira de demolição
Além da madeira nova, a madeira de demolição também é uma opção, nesse caso para quem deseja uma residência com visual mais rústico. É uma opção sustentável, já que é reaproveitada, e é possível deixar o projeto com um visual bem contemporâneo.
3. Casa de tijolos ecológicos
Tijolos ecológicos podem ser comprados prontos ou feitos da extração de terra do próprio local da construção. É uma opção que alia sustentabilidade e economia, e não perde em nada para a longevidade e resistência da estrutura.
4. Blocos de concreto
Os blocos de concreto são grandes e mais econômicos, dispensando a estrutura convencional. Podem ser pintados, mas se quiser uma residência com um visual mais brutalista, nem precisa gastar com tinta. Fica muito bem ao ser combinado com acabamentos metalizados.
5. Casa de container
As casas feitas de container estão cada vez mais procuradas. Você precisa pagar pelo container, que varia de preço conforme o tamanho e a quantidade que for comprar, e depois precisa fazer o revestimento interno para adequar ao conforto térmico e acústico. Mesmo assim é uma opção mais sustentável, econômica e fica pronto bem mais rápido.
6. Chapas metálicas
É mais comum usar essas chapas em telhados, mas nada impede que um bom projeto inclua esse material na estrutura externa das paredes. O visual fica muito interessante, principalmente se receber uma pintura moderna.
7. Paredes de drywall
As paredes feitas de drywall são uma opção mais barata e indicada para as paredes internas da casa, em áreas secas. O drywall é feito de aço galvanizado com gesso acartonado, muito comum em casas norte-americanas.
8. Piso de granilite
Ao invés de revestir todo o piso com azulejo, porcelanato ou madeira, você pode usar o granilite, que é à base de cimento e mais alguns materiais. É um piso que pode ganhar diversos aspectos, inclusive todo liso e inteiro. É fácil de manter, resistente e considerado barato.
9. Policarbonato
Se você sonha em ter uma casa com muitos janelões para a entrada de bastante luz natural, mas acha que não dá para investir em tanto vidro, o policarbonato é um excelente substituto. Ele é um material bonito, resistente, inquebrável e de custo mais baixo que o vidro, além de ser mais leve, permitindo usar estruturas mais leves também. Pode aplicar em forros e fachadas.