Oriundo da parte central da América do Sul, o mastruz tem como características folhas escuras, flores de tom esbranquiçado e um odor forte (considerado ruim por muitos).
Pode ser consumido sob a forma de chá e ser facilmente encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais. Além do chá, seus óleos essenciais contidos nas folhas são ideais para cicatrizar pequenas feridas.
Benefícios para a saúde
A principal razão pela qual essa planta produz vários benefícios no organismo é a sua composição rica em vitaminas e minerais, além de fitonutrientes.
Do leque de vitaminas, conta com as vitaminas A, C e do complexo B. Quanto aos minerais, cálcio, ferro, potássio e zinco compõem a lista.
1. Reforçar o sistema imunológico
Graças aos níveis elevados de vitamina C, ele reforça a imunidade do organismo, atuando na prevenção de doenças. Isso ocorre também dada a alta carga de nutrientes contida na planta.
2. Aliviar crises respiratórias
Sofre de rinite, asma ou sinusite? Saiba que o chá pode ser uma ajuda para tratar esses problemas. Uma xícara vai colaborar para diluir e eliminar o catarro e o muco, desobstruindo as vias aéreas superiores.
3. Diminuir dores
Aplique o cataplasma sobre as articulações, picadas de inseto e até pé de atleta, para aliviar inflamações. Serve também para dores musculares, sendo excelente em caso de recuperação no pós-treino.
4. Melhorar a oxigenação do sangue
Quando há mais oxigênio no sangue, os nutrientes circulam melhor pelo corpo. Essa planta ajuda nesse processo, que é benéfico para a diminuição de inflamações corporais.
5. Evitar indigestão
Para evitar a má digestão, tome um chá. Gastrites e flatulência também podem ser aliviadas com essa bebida. Ela acalma o estômago, aliviando a azia, balanceando o nível de suco gástrico e a acidez estomacal.
6. Limpar o intestino
A crendice popular diz que o chá é bom para acabar com parasitas do intestino. Isso é fundamental para que os nutrientes possam ser absorvidos de forma correta, mantendo a boa saúde do corpo.
7. Hidratar a pele
Isso quer dizer que aplicar em coceiras e em lesões cutâneas vai aliviar os sintomas da pele seca. Para isso, pode ser consumido como chá ou através de cataplasmas.
8. Diminuir cólicas
Sofre durante a menstruação com as cólicas? Tome uma xícara de chá e repouse um pouco para diminuir as dores. Por ter uma ação similar à de relaxantes musculares, vai aliviar as contrações uterinas.
9. Tratar hemorroidas
Use o cataplasma para aliviar as dores e sarar as lesões provocadas por essa doença. Além de anti-inflamatório, o mastruz ajuda a cicatrizar e a reduzir as dores.
Modo de uso
Aproveite das propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, antimicrobianas, antivirais, cicatrizantes, digestivas, expectorantes e sedativas com essas receitas.
1. Mastruz com leite
Ingredientes
Folhas frescas de mastruz: 2 copos;
Leite: 2 litros.
Modo de preparo
- Lave bem as folhas;
- Bata no liquidificador com o leite;
- Coloque em uma jarra com tampa na geladeira;
- Beba entre 2 e 3 copos ao dia
2. Chá
Ingredientes
Folhas de mastruz: 5 unidades;
Água: 500 ml.
Modo de preparo
- Coloque a água para ferver em uma panela;
- Assim que levantar fervura, adicione as folhas;
- Deixe por 1 minuto, tampe e desligue o fogo;
- Deixe amornar e coe;
- Tome um copo pela manhã e um pela noite.
3. Xarope
Ingredientes
Chá de mastruz: 1 copo;
Açúcar: ½ xícara (chá).
Modo de preparo
- Leve o chá ao fogo com o açúcar;
- Mexa até engrossar;
- Coloque em um vidro com tampa;
- Tome uma colher de sopa, 2 vezes ao dia.
4. Cataplasma
Ingredientes
Folha de mastruz: 10 unidades;
Água: quanto baste.
Modo de preparo
- Amasse as folhas em um pilão;
- Pingue um pouco de água para ajudar a soltar o suco;
- Aplique no local afetado e coloque uma gaze ou tecido de algodão por cima;
- Deixe por uma hora;
- Lave normalmente em seguida.
Emagrece?
Para emagrecer, não há uma solução milagrosa, mas sim mudança de estilo de vida.
Apesar de ser excelente para limpar o organismo, eliminando vermes e toxinas do intestino, fungos e bactérias, ajudando a melhorar a eliminação do bolo fecal, ele não deve ser tomado com frequência.
Em grandes quantidades, ele é toxico, devendo ser tomado pontualmente e não como parte de uma dieta repetida.
Mastruz com leite serve para pneumonia?
Pneumonia deve ser tratada sob orientação médica, com antibióticos e, se necessário, internação.
O uso de quaisquer outros medicamentos, mesmo que naturais, pode interferir na eficácia dos que foram indicados, devendo assim seguir estritamente a orientação do médico.
Assim, se for para tratar uma gripe, tudo bem, mas pneumonia deve ser tratada exclusivamente sob cuidados médicos.
Contraindicações e cuidados a ter
O chá dessa planta pode interromper a gravidez ou provocar infertilidade. Não é recomendado seu uso prolongado, porque pode provocar náuseas e outros problemas, dada a sua toxidade. Porém, o uso para tratamentos imediatos não constitui qualquer perigo.
Não use esse chá para o tratamento de crianças. Sempre antes de dar início a esse tratamento, converse com o seu médico. Melhor do que ninguém, ele saberá confirmar, considerando o seu histórico clínico, se ele é o indicado para você.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.