como fazer massagem nos pés
Crédito: Freepik

Massagem nos pés: como fazer e benefícios

Depois de um dia cansativo, nada mais relaxante do que uma boa massagem

Publicidade

Quase todas as pessoas gostam de receber massagem. Quase, porque algumas pessoas têm uma sensibilidade extra ao toque e sentem aflição, mas grande parte sente mesmo é um grande alívio. Um dos tipos de massagem que traz maior sensação de relaxamento é a massagem nos pés.

Benefícios

Esse tipo de massagem, além de relaxante, também é terapêutica, pois de acordo com a Medicina Ayurvédica nas plantas dos pés encontram-se pontos específicos que ligam a cada parte do corpo humano. Ou seja, é possível aliviar uma dor de estômago massageando um determinado ponto do pé.

Também de acordo com a Medicina Tradicional Oriental, esse tipo de massagem, chamada de reflexologia, tem o poder de restaurar o equilíbrio entre o corpo e a mente. Como resultado, ela traz como benefícios:

  • Alívio do estresse e ansiedade;
  • Alívio de dores nos pés;
  • Alívio de dores específicas;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Redução da pressão arterial;
  • Equilíbrio hormonal;
  • Estímulo ao sistema imunológico.

Mas, no caso de tratar problemas de saúde, é importante saber que a massagem deve ser aplicada por um profissional em massoterapia, reflexologia podal ou outras terapias alternativas. O que você pode fazer em casa é uma simples massagem relaxante, especialmente após uma atividade física, depois de um dia cansativo com salto ou antes de ir dormir. Veja como fazer.

Publicidade

Como massagear os pés

Para que a massagem nos pés seja realmente relaxante, deve ser aplicada por outra pessoa. Mas se estiver sozinho, também funciona aplicar uma automassagem. Os movimentos são praticamente os mesmos, veja como fazer:

Escalda-pés

Comece fazendo um escalda-pés que é deixar os pés de molho dentro de uma bacia com água morna. O calor da água ajuda a relaxar a musculatura não só dos pés, mas do corpo inteiro, preparando para a massagem. Além disso, deixa a pele mais maleável para receber a massagem. Uns 5 minutos é o suficiente para evitar que a pele fique murcha.

Um pé de cada vez

Esse ritual deve ser feito por partes: primeiro um pé por completo e depois o outro. Se estiver fazendo automassagem, sente-se confortavelmente e posicione um dos pés sobre a coxa da perna oposta, deixando a planta virada para cima.

Se for fazer em alguém, sente-se de frente para a pessoa de modo que ela consiga esticar a perna no seu colo e que a planta do pé fique de frente para você.

Publicidade

Creme hidratante

Para conseguir deslizar as mãos no pé a ser massageado é importante usar um creme hidratante com aroma bem agradável ou um óleo próprio para massagem. Os géis costumam secar rápido, então não são a melhor opção.

Movimentos simples

  1. Comece posicionando as mãos no pé como se estivesse segurando um sanduíche, deixando os polegares na parte da planta e os outros dedos no peito do pé. Com o creme espalhado nas mãos, faça movimentos circulares e de sobe e desce, primeiro da metade do pé para cima. Pode exercer uma leve pressão para acionar os pontos de relaxamento, mas não aperte demais;
  2. Depois de massagear a parte superior da planta do pé, acaricie dedo por dedo, deslizando os seus dedos em forma de pinça em cada um deles. Cuidado com a unha para não machucar, especialmente em quem sofre com unha encravada;
  3. A terceira parte é fazer os mesmos tipos de movimentos, mas da metade da planta para baixo até o calcanhar. Essa parte costuma ter uma pele mais espessa, então pode exercer uma pressão um pouco mais forte;
  4. Ao mesmo tempo que faz pressão na planta, lembre-se também de massagear o peito do pé até o tornozelo, sempre com movimentos firmes, porém suaves e contínuos. Todo o processo pode levar pelo menos 15 minutos em cada pé.

Para uma massagem mais completa, acompanhe no vídeo como um profissional executa a massagem nos pés:

Pontos de massagem

Antes de aplicar a massagem em qualquer ponto do pé é bom começar sabendo se a pessoa que vai ser massageada sente alguma dor específica. Assim, se por acaso tocar em uma parte mais sensível, já sabe que precisa ter cuidado. Para isso, veja na imagem abaixo como cada órgão do corpo está localizado nas plantas dos pés:

Publicidade
massagem nos pés pontos
Crédito: Pés Perfeitos

PODE GOSTAR TAMBÉM