Ter um corpo escultural é o sonho da maioria das pessoas, mas nem sempre fácil de realizar. Mesmo estando empenhado em dieta e exercício físico, sempre ficam aquelas gordurinhas localizadas que se recusam a ir embora. Mas existem soluções para isso, e uma das mais procuradas é a massagem modeladora.
Esse tipo de massagem é feita para que as toxinas presas em excesso no organismo sejam eliminadas através da corrente sanguínea, que é ativada pelos movimentos da massagem. Junto com as mãos, o profissional também pode usar cremes e aparelhos específicos para obter melhores resultados.
Não é apenas na barriga e nas pernas que a massagem modeladora é feita. Também pode ser aplicada nos braços, nos flancos, nas costas, glúteos e panturrilhas. Porém, os melhores resultados são nas áreas onde há mais gordura e celulite.
Quais são os benefícios?
Os benefícios da massagem modeladora vão além do físico, pois ela também alivia a tensão e promove o bem-estar. Mas no corpo, os efeitos são:
1. Modelar o corpo
Esse precisa ser mencionado como primeiro benefício, ou não justificaria o nome da massagem ser modeladora. Esse novo molde que ela confere ao corpo se dá pelo conjunto entre os movimentos aplicados de forma correta, com a ativação da circulação, que estimula a mudança de lugar das células gordurosas e facilita a sua eliminação por meio de outros hábitos saudáveis.
2. Ativar e oxigenar
Os movimentos da massagem e a utilização de cremes que provocam o aquecimento da pele e das camadas internas subcutâneas faz com que a circulação do sangue seja ativada, melhorando sua oxigenação e desestruturando as células de gordura, que saem daquele local.
3. Reduzir celulite
Por conta do mesmo processo de ativação da corrente sanguínea e oxigenação dos tecidos, quando as células de gordura de desestruturam, as celulites se desfazem. Então, o efeito é conjunto, reduzindo as medidas e as marcas das celulites.
4. Eliminar líquidos retidos
O inchaço também é um fator que deixa o corpo menos desenhado, dificulta o emagrecimento e traz mal-estar. É outro benefício promovido pela massagem modeladora, através dos movimentos de ativação que estimulam a eliminação desse líquido excessivo pela urina.
5. Melhorar o funcionamento do intestino
Esse efeito ocorre porque é como se antes da massagem o organismo estivesse travado. Com a massagem, o corpo volta da funcionar, pois é ativado, e assim o intestino também reage. Porém, nem sempre esse será um benefício rapidamente perceptível, pois depende de outros fatores relacionados à condição sistêmica de cada pessoa.
Funciona mesmo?
Se o tratamento for feito da forma recomendada pelo profissional, ou seja, se você cumprir com todas as recomendações e não faltar às sessões, o tratamento vai funcionar.
Mas deve levar em consideração que somente a massagem modeladora pode não ter o efeito desejado se você não estiver cuidando bem da sua alimentação e praticando atividade física regularmente. Esses hábitos são essenciais para um bom resultado.
Também deve saber que para cada pessoa o efeito pode levar um tempo diferente, já que cada organismo tem suas particularidades.
Outro ponto que você não se deve deixar enganar é que a massagem modeladora não emagrece. Ela apenas estimula o emagrecimento e modela o corpo. O que vai fazer você emagrecer são seus cuidados com a alimentação e a prática de exercício físico. Mas a massagem facilita e acelera esse processo.
Antes e depois
Nas imagens de antes e depois você percebe que as curvas do corpo ficam mais definidas e firmes, cumprindo com o objetivo da massagem, aliada à dieta e ao exercício.
Profissionais que podem fazer e quantas sessões são necessárias
Para garantir que a massagem modeladora esteja sendo feita de forma correta, procure por um fisioterapeuta, um dermato-funcional, um massoterapeuta ou esteticista.
A quantidade de sessões é muito variável, conforme a reação de cada organismo e de como você colabora com seus hábitos saudáveis. De modo geral, deve ser um procedimento contínuo para que os resultados permaneçam. Os primeiros resultados começam ao final da 4ª sessão.
Por isso que depois de algumas sessões e resultados positivos, poderá aprender a fazer algumas manobras em casa para manter.
Como fazer em casa?
É possível fazer uma massagem modeladora em casa para manter os efeitos da massagem realizada na clínica. Porém é claro que sem a prática, os produtos e os aparelhos utilizados pelo profissional, não poderá esperar os mesmos efeitos. Mesmo assim, vale a pena ter o hábito de fazer em casa para manter sua circulação ativada e obter os demais benefícios. Veja como fazer para a barriga.
1. Escolha o creme e aplique nas mãos
Não há apenas uma opção de creme que pode usar para a massagem modeladora. Aliás, pode usar um hidratante comum, que já utiliza no dia a dia. Deve ser um creme deslizante.
Coloque um pouco de creme nas mãos, mas não muito para não ficar escorregando. Esfregue uma mão na outra para aquecer o creme.
2. Aplique o creme na barriga
Depois que o creme estiver aquecido, aplique-o na barriga, na parte da frente e nas laterais para a cintura. Pode também aplicar um pouco nas costas, espalhando o creme.
3. Modele a cintura
Utilize as duas mãos para fazer movimentos de trás das costas, passando pela lateral da cintura até chegar à barriga. O movimento deve ser como se estivesse alisando a cintura de trás para frente, utilizando as duas mãos no mesmo lado, uma depois da outra. Depois de fazer 50 vezes de um lado, faça do outro. Os movimentos devem ser contínuos, nem muito rápidos, nem devagar.
4. Modele o abdômen
Passe creme nas mãos outra vez e espalhe pela mesma região. Utilizando os dois dedões das mãos, faça movimentos na parte da frente, de cima para baixo, sem força, apenas com agilidade. Vá fazendo de um lado para o outro do abdômen, sempre de cima para baixo.
5. Intercale os dois movimentos
Comece a fazer o movimento anterior para modelar a cintura, intercalando com o movimento com os dedões para modelar o abdômen. Faça um pouco de cada.
Para o abdômen, a agilidade é mais importante, pois a intenção é aquecer a região. Para a cintura, pode fazer um pouco mais de força ao trazer os dedos, para dar profundidade à cintura. Lembre-se que os movimentos sempre devem ser de trás para frente e de cima para baixo. Depois coloque uma blusa e deixe o creme agindo até que esfrie totalmente.
Contraindicações e cuidados a ter
Existem contraindicações para a massagem modeladora e você deve respeitá-las, caso se enquadre. Do contrário, poderá sofrer sérios danos à saúde. Essa massagem não deve ser feita em pessoas que tenham doenças crônicas, a menos que o médico libere. Também não é recomendada para gestantes e lactantes, nem para pessoas com câncer ou tumor, e para quem sofre com problemas de pele.
Quanto aos cuidados a ter são basicamente procurar um profissional comprovadamente qualificado, de preferência com boas recomendações de pessoas da sua confiança. Para obter os resultados esperados, deverá seguir todas as orientações do profissional, pois o efeito depende também dos seus hábitos no dia a dia.
Alternativas à massagem modeladora
Existem outros tipos de massagens com objetivos e métodos parecidos, como a massagem redutora, a drenagem linfática, a massagem lipolítica e a massagem dermoativadora. Cada uma tem suas diferenças e o ideal é que você passe por uma avaliação profissional para determinar qual o melhor tipo para o seu caso.