A massa folhada é uma receita muito antiga e muito consumida até os dias atuais. Ela é uma massa bem simples à base de trigo, água gelada, sal, podendo levar ovos e açúcar. Depois de pronta é feita a folhagem em que se intercala dobras de massa com camadas de manteiga ou gordura vegetal. Já pensou em fazer essa massa para criar várias receitas, doces e salgadas, em casa? Veja como fazer.
Veja também: como fazer massa podre para empadas
Como fazer
Essa receita exige paciência para ser feita, mas depois de pronta é uma massa muito versátil que permite preparar uma infinidade de pratos doces e salgados. Veja como fazer nessa receita da Dulce Delight Brasil.
Ingredientes
Farinha de trigo: 250 gramas;
Sal: 1 colher (chá);
Água gelada: 150 gramas;
Manteiga derretida: 50 gramas;
Manteiga gelada em bloco: 175 gramas.
Agora, confira no vídeo o passo a passo, pois é um processo de 3 etapas para fazer essa massa, de acordo com a técnica francesa.
Receitas com massa folhada
Depois de pronta a sua massa folhada, é hora de pensar em quais receitas fazer para apreciar essa delícia. Então, veja algumas sugestões:
Salgado para aperitivo
Quando for fazer um almoço em casa para receber convidados, esse salgado pode ser servido como petisco. Ele leva a massa, queijo muçarela, presunto e vai precisar de uma forma para assar. É bem prático, veja o passo a passo:
Folhado de frango com cheddar
Já para uma refeição de lanche, o salgado pode ser um pouco maior e com mais recheio. Essa versão com frango desfiado e queijo tipo cheddar é espetacular, sacia a fome e é a melhor pedida para um lanche da tarde reforçado. Veja como fazer:
Torta folhada marguerita
Já essa é uma torta para colocar na mesa do café ou como acompanhamento da refeição principal no almoço. É uma torta maior que pode cortar em quadrados para facilitar na hora de servir. Para fazer só vai precisar da massa, queijo, tomate e manjericão. Muito simples, prática e vai deixar a cozinha perfumada.
Apfelstrudel
Essa receita alemã é semelhante a uma torta folhada de maçã. É delicioso para servir morno com uma bola de sorvete de baunilha ou creme. Leva passas caramelizadas, maçã do tipo gala que têm menos suco, açúcar, canela em pó e nozes picadas. Uma maravilha de aromas, sabores e texturas a experimentar.
Pastel de nata
Esse pastelzinho é típico da culinária portuguesa, feito com um recheio de creme de pasteleiro. Existem outras variações de sabores mais modernas, mas essa é a clássica. Veja no vídeo o que vai precisar e como fazer os seus.
Mil folhas
O mil folhas é um doce também à base de massa folhada, que fica mais alto e leva um creme especial entre as camadas de massa que é o creme de confeiteiro, tipo o usado no pastel de nata. O creme leva gemas, açúcar, amido, leite e uma fava de baunilha, depois também tem o chantili feito com açúcar e creme de leite fresco batidos.
Palmier de canela
O palmier é um docinho tipo uma bolachinha que é basicamente dessa massa, não leva recheio. Então, se já fez a sua massa em casa, fica bem fácil fazer o palmier. Ele fica crocante e macio ao mesmo tempo, ideal para servir como lanchinho com café, chá ou suco. Veja o passo a passo: