Apreciar a vida se sentido bela é ainda mais gratificante, então, use os benefícios das máscaras caseiras e naturais, para dar uma suavizada nas marcas das rugas, deixando sua pele mais macia e jovial.
Conforme os anos passam, o corpo vai envelhecendo. Esse é um processo bonito e natural que representa o privilégio da longevidade. Se você chegou à idade das rugas no rosto, você tem a sorte de poder continuar apreciando a vida!
Máscaras hidratantes combatem as rugas?
Atenção, pois as máscaras caseiras e naturais, com efeito hidratante, que você verá a seguir não têm o poder de eliminar as rugas que já estão na sua face. Elas ajudam a prevenir o surgimento precoce das rugas, junto com bons hábitos de alimentação e saúde, como manter o corpo bem hidratado, ter uma dieta equilibrada, não fumar e usar protetor solar.
Quando as rugas já estão no rosto, as máscaras hidratantes são uma opção para deixar a pele mais macia e suave ao toque, e isso faz com que as marcas das rugas não fiquem tão evidentes do que quando a pele está ressecada.
Agora sim, faça uso consciente dessas receitinhas e, se você tem algum problema de pele ou se a sua pele é sensível, fale antes com seu dermatologista para evitar efeitos colaterais.
Veja também: 6 benefícios da babosa que você talvez não conheça
1. Máscara de banana, iogurte e mel
O iogurte dessa receita deve ser natural, branco, sabor e nem açúcar. Ele atua como fonte de probióticos para equilibrar a microbiota da pele. O mel é um composto anti-inflamatório e antioxidante das células (prevenindo o envelhecimento precoce), e a banana oferece seus diversos nutrientes e compostos fenólicos, carotenoides, aminas biogênicas e fitoesteróis.
Ingredientes
- Iogurte natural: ¼ de xícara;
- Mel: 1 colher de sopa;
- Banana: ¼ de xícara.
Modo de preparo e uso
- Em uma tigelinha, amasse a banana e misture com o iogurte até obter uma textura cremosa.
- Adicione o mel e continue misturando bem.
- No rosto lavado, espalhe a máscara com os dedos.
- Deixe agir durante 15 a 20 minutos.
- Enxágue com água morna ou fria (nunca quente) e repita o uso pelo 3 vezes por semana, em dias alternados.
2. Máscara de abacate, banana e ovo
Sim, com ingredientes naturais que estão na sua cozinha é possível fazer uma máscara hidratante rica em compostos bioativos e ômega-3. Apenas lembre-se que o abacate é oleoso, então cuidado se a sua pele for muito oleosa.
Ingredientes
- Abacate maduro: ½ unidade;
- Banana madura: ½ unidade;
- Clara de ovo: 1 unidade.
Modo de preparo e uso
- Em uma tigelinha, amasse e misture a banana e o abacate.
- Depois, bata um pouco a clara do ovo e adicione-a ao purê, formando uma pasta.
- Com o rosto previamente limpo, espalhe uma fina camada da mistura.
- Deixe agir por 25 minutos.
- Lave o rosto com água fria e repita a aplicação de 2 a 3 vezes por semana, em dias alternados.
3. Máscara de babosa com azeite e gema de ovo
O gel da babosa (aloe vera) é um composto excelente para a pele. Tem ação hidratante, cicatrizante e anti-inflamatória. A gema vai fornecer proteínas e vitaminas para fortalecer o tecido. O azeite (de oliva) vai ajudar a manter a hidratação concedida pela babosa, além de melhorar a elasticidade da pele. Mais uma vez, cuidado com o excesso de oleosidade que ele pode fornecer, caso a sua pele já seja muito oleosa.
Ingredientes
- Gel de babosa: 4 colheres de sopa;
- Azeite extravirgem: 2 colheres de sopa;
- Gema de ovo: 1 unidade.
Modo de preparo e uso
- Extraia o gel da babosa. Se for cortar a folha da planta na hora, deixe escorrer o líquido amarelo e use apenas o gel transparente.
- Misture o gel com o azeite e a gema em uma tigelinha.
- Com um pincel de silicone limpo, espalhe a máscara por todo o rosto, pescoço e colo.
- Deixe a máscara agir por 30 minutos e enxágue com água fria.
- Pode usar de 2 a 4 vezes por semana, em dias alternados.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Antes de aplicar as máscaras caseiras e naturais na pele, fale com seu dermatologista para prevenir efeitos colaterais, como reações alérgicas ou aumento da oleosidade da pele. Não aplique as máscaras sobre feridas abertas.
Tipos de babosa: entenda as diferenças e os usos das principais espécies