marroio
Crédito: Wikimedia Commons

Marroio: 10 benefícios dessa planta medicinal poderosa

Saiba como essa planta medicinal pode ser consumida e quais vantagens ela traz para o organismo

Publicidade

O marroio é uma planta medicinal lenhosa originária do norte da Europa, possuindo como nome científico Marrubium vulgare L. O seu uso é benéfico para diversas funções do corpo, podendo até auxiliar no tratamento de algumas doenças.

Benefícios do marroio

Provavelmente você não conhecia essa planta até então, mas ela vem se tornando bastante popular nas Américas como um todo. Confira abaixo como ela é poderosa e o porquê de ela ter ganhado tanto respeito institucionalmente.

1. Trata problemas respiratórios

A sua ação expectorante permite tratar as infecções mais comuns de ordem respiratória. Alguns exemplos são a asma, gripe ou resfriado. Além disso, ajuda a eliminar o catarro excessivo e até mesmo a curar a teimosa bronquite.

2. Protege o coração

marroio
Crédito: Adpida

O seu poder antiarrítmico ajuda a controlar arritmias e taquicardias. O livro “Alimentação – um segredo da saúde”, escrito por Celso Battello, explicita o marroio-branco como uma erva medicinal maravilhosa para o coração.

Publicidade

3. Ajuda a renovar o fígado

A sua propriedade diurética permite a eliminação de toxinas presentes no corpo, que muitas vezes fica retido. Assim, evita-se a sobrecarga do fígado.

Conheça os melhores sucos depurativos para limpar o organismo

4. Auxilia na digestão

Ela atua ao nível digestivo e ajuda a eliminar a inflamação do intestino. Deste modo, convém que tome o chá desta planta antes ou após as refeições, sobretudo quando há dificuldade de digestão.

5. Impulsiona o sistema urinário

O seu poder diurético permite acabar com a retenção de líquidos. Além disso, auxilia no tratamento de infecção urinária, uretrite, cistite, pielonefrite e ureterite.

6. Potencializa o emagrecimento

O teor de potássio desta planta permite o poder diurético atuar, alcançando o emagrecimento. A sua ação depurativa é evidente, o que garante mais uma vez a perda de peso e a remoção de impurezas do organismo.

Publicidade

Conheça alguns dos alimentos mais ricos em potássio

7. Previne infecções bacterianas

marroio
Crédito: Wikipédia

O marroio possui um poderoso efeito antisséptico, servindo assim como componente natural para combater as bactérias. O seu uso, neste caso, pode ser feito por meio de um emplastro – forma de medicação via pele.

Neste caso, basta aquecer a planta e macera-las, colocando em uma gaze e depois no local a ser tratado.

8. Combate o colesterol ruim

O colesterol ruim (LDL) em excesso pode acarretar diversos problemas de saúde para o organismo, tais como aterosclerose (gordura nas artérias), hipertensão, infarto e insuficiência cardíaca.

Publicidade

O marroio é uma excelente erva para combatê-lo de modo eficaz, equilibrando a sua taxa com a de colesterol bom (HDL).

9. Evita picos de glicose

Ela possui um efeito muito interessante de evitar que ocorram picos de açúcar no sangue, em casos de grande ingestão. Isso se deve a sua propriedade fluidificante que dissolve a glicose ingerida e a elimina do corpo.

10. Regula o estado febril

Essa planta possui propriedades antipiréticas, desse modo, ela atua diretamente sobre o controle térmico do organismo. Assim, ela serve para auxiliar a diminuir a temperatura em casos de febre.

Publicidade

Antes de iniciar o consumo dessa erva medicinal, consulte o médico para que ele possa aconselhar sobre o consumo.

Como consumir o marroio

marroio
Crédito: Horehound /span>

Essa erva pode ser utilizada em emplastros, misturada com outras plantas, como a énula (erva campeira). Porém, o seu principal uso consiste no preparo de um chá.

O chá de marroio é fácil de preparar e suas vantagens para o corpo são diversas. Confira a receita e modo de preparo:

Publicidade

Ingredientes

Flores e folhas secas de marroio: 1 colher (sopa);
Água: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Coloque as flores e folhas secas de marroio imersas em 1 litro de água fervente;
  2. Aguarde durante 10 minutos, para que as propriedades se diluam na água;
  3. Espere amornar, coe e beba.

Contraindicações e cuidados a ter

Embora seja maravilhoso para a saúde do coração, ele não pode ser consumido em altas doses, pois pode provocar arritmia cardíaca. Além disso, ele não é recomendado para quem possui problemas de gastroenterites ou crises relacionadas a náuseas ou vômitos. Por fim, esse componente deve ser evitado durante o período de gravidez.

Pretende utilizar o marroio em sua casa? Compartilhe!

PODE GOSTAR TAMBÉM