Muitas famílias vivem um modelo diferente do tradicional: a mulher é quem trabalha fora, enquanto o marido fica em casa cuidando de tudo. Não há nada de errado nisso, se funciona para o casal.
Também acontece de o marido perder o emprego e se sentir fracassado, inclusive querendo mudar de área, mas sem saber qual caminho seguir. Nesse caso a mulher pode incentivá-lo a encontrar esse caminho.
Mas problema mesmo é quando o marido simplesmente acha que não precisa trabalhar nem cuidar da casa, porque a mulher dá conta de tudo. Veja o que fazer em cada uma dessas situações.
Conversem para descobrir a causa da frustração
O diálogo vem sempre em primeiro lugar. Um casal que se entende conversa sobre tudo, tomando cuidado para não ferir os sentimentos do outro e sabendo compreender o lado do outro, com empatia, antes de julgar.
Se o seu marido não quer trabalhar porque está frustrado e gostaria de fazer algo diferente, vocês podem descobrir juntos o que ele gostaria de fazer e quais são os passos necessários para chegar lá.
Converse para expor o seu lado
De novo, o diálogo. Se o seu marido não quer trabalhar porque está acomodado, pensa que não precisa porque você está dando conta de tudo, você deve se sentar com ele e dizer que está infeliz com essa situação, se sentindo sobrecarregada e precisa que ele mude de atitude.
Seja direta para que ele não tenha a chance de fingir que não entendeu, mas não precisa ser grosseira. Pode ser que ele se sinta intimidado e comece uma discussão, mas aí você deve se manter calma e deixar claro que ele está desviando de um assunto que precisa ser resolvido já.
Criem uma rotina de tarefas da casa
Seja qual for o motivo pelo qual seu marido não quer trabalhar, já que está em casa, é importante que ele contribua com as tarefas domésticas. Proponha a ele um cronograma de atividades para que você possa chegar do trabalho e ficar mais descansada e também para que ele se mantenha em movimento, pois isso vai fazer bem para a saúde física e mental dele.
Fale de todas as atividades que precisam ser feitas e deixe que ele escolha o que prefere fazer. Claro, não vale escolher só uma tarefa por dia nem fazer de qualquer jeito, pois ele não é mais um adolescente irresponsável. Se for preciso, criem uma lista com as atividades para que nada seja esquecido. Faça disso um momento agradável, de cumplicidade, e não como se fosse uma mãe querendo educar um filho, pois não essa sua função.
Não procure trabalho por ele
Pode parecer uma atitude proativa de quem quer ajudar, mas o risco de dar errado é grande. Se o seu marido está se sentindo frustrado ou fracassado por estar sem emprego, ele vai se sentir pior se notar que você está querendo encontrar qualquer emprego pra ele.
O que vocês podem fazer é listar as profissões que ele gostaria de atuar, talvez cursos profissionalizantes para uma dessas profissões ou mesmo áreas que o agradam, ainda que não sejam o grande sonho de carreira realizado.
Deixe-o tomar as rédeas da situação, ter ideias, pensar sobre o assunto, pesquisar sobre essas profissões com o seu incentivo, mas fazendo por conta própria.
Façam planos legais para o futuro
Um casal que sonha junto, realiza junto. É muito legal aproveitar os momentos em que vocês estão de bobeira para fazer planos para o futuro, falar sobre coisas que cada um gostaria de realizar.
É uma forma de tocar em assuntos financeiros, quanto dinheiro precisariam juntar para realizar tal coisa, e quais as soluções possíveis para conseguir esse dinheiro. Talvez, assim, ele se empolgue e entenda que também é responsável para que esses desejos legais se realizem na vida de vocês.
Compreenda e seja a força no momento de fraqueza
Muitas vezes, o marido que está em casa sem querer trabalhar está entrando em um processo de depressão ou está frustrado e envergonhado, e acaba se irritando ou ficando triste, procrastinando. Mas, você sabe que ele é um cara trabalhador e não queria estar nessa situação.
Então, seja compreensiva, não fique dando indiretas sobre falta de dinheiro e procure animá-lo quando ele estiver mal. Na vida de um casal há muitas fases, e às vezes, um precisa se doar mais do que o outro, ainda que esteja cansado.
Tome a atitude de dar um basta
Agora, se o seu marido já deixou claro que simplesmente não quer trabalhar porque é mais cômodo viver às suas custas, e você está infeliz desse jeito, está na hora de dar um basta. Pode não ser fácil terminar um relacionamento quando você tem filhos com a pessoa, quando ama ou está acostumada com essa rotina. Mas, se deixar que essa situação continue, vai ficar cada vez pior.
Você não pode fazer a vida da sua família dar certo sozinha. Se vocês são um casal, são duas forças que precisam se unir. Quem sabe, se você deixar claro que não está mais feliz e sente que ele não se importa com isso, ele vai mudar de atitude porque chegou a um limite. Se ele não mudar, apenas entenda que você é poderosa o suficiente para começar uma nova etapa da sua vida sozinha ou ao lado de alguém que a respeite e valorize como você merece.