Quem estressa mais: marido ou filhos? Os cientistas descobriram!

Os filhos não são o fator de maior estresse em casa

Publicidade

Educar uma criança é uma função muito trabalhosa. É preciso ensinar-lhes tudo e muitas mães precisam fazer o papel de chata para dar limites e ensinar obrigações aos filhos. “Vai arrumar o seu quarto”, “Já fez o dever de casa?”, “Abaixa essa televisão, aqui ninguém é surdo”, “Lave a louça que você sujou” são frases comuns que ouvimos no dia a dia de uma família e que costumam gerar cansaço nas mães de família.

Mas se você pensa que os filhos são quem mais irrita uma mãe no ambiente familiar, saiba que está enganado. Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, quem mais irrita a mulher dentro de casa é o marido.

Os maridos estressam mais que as crianças na opinião das mulheres

O jornal americano Today.com realizou uma pesquisa com 7 mil mães questionando com quem elas se irritavam/estressavam mais dentro de casa em relação à educação, tarefas domésticas e organização.  Para 46% delas, os maridos são a maior causa de estresse. Por mais que as crianças deem trabalho (e não é pouco), os motivos para irritar e tirar do sério as mães americanas vêm a maior parte das vezes do marido. Quer saber os motivos? Veja abaixo:

Publicidade

1- Uma em cada cinco mulheres afirma que os maridos não a ajudam com as tarefas de limpeza e organização da casa – esse era o principal fator de estresse e irritação entre o casal.

2- Além de não ajudar, a maioria dos maridos das entrevistadas faz bagunça na casa, e então as mulheres precisam organizar a bagunça das crianças e do marido.

3- Os maridos não incentivam as crianças a ajudar nos afazeres domésticos. E como criança aprende é com exemplo e não com conselho, ao ver o pai deixando toda a tarefa de limpeza e organização nas costas da mãe, as crianças acabam por fazer o mesmo – o que irrita ainda mais as mães.

4- Os homens ainda têm o pensamento conservador de que a mulher é que deve educar e pôr limite nas crianças. Então, as crianças começam a enxergar a mãe como a chata que obriga a fazer coisas desagradáveis e o pai fica de divertido que leva as crianças para passear.

Publicidade

5- Os homens ao fim do dia declaram-se cansados do trabalho para ajudar em casa, e por isso não querem ajudar nas tarefas domésticas. As mulheres, que em sua maioria também trabalham, ficam com a jornada tripla: trabalhar, cuidar da casa e educar as crianças.

E na sua casa? Também é assim? O marido ajuda em casa ou ele é motivo de estresse, assim como nos lares americanos?

PODE GOSTAR TAMBÉM