Há 5 anos, David Cesar, de 30 anos, cuida da esposa Bruna de Sousa, de 29, que está em estado vegetativo em Maracanaú/CE.
O que aconteceu com Bruna foi de repente. Em uma noite tranquila e normal, eles estavam assistindo TV e Bruna começou a passar mal, com convulsões.
“Em questão de 3 minutos ela perdeu todos os sinais vitais. Corremos para o hospital, depois de 25 minutos conseguiram reanimá-la, mas foi muito tempo sem oxigênio”, explicou David.
Ela ficou em estado vegetativo chamado de Coma Vigil
Bruna foi diagnosticada com Coma Vigil, que é um transtorno em que as funções mais básicas do sistema nervoso estão preservadas, mas a pessoa não demonstra perceber coisa alguma em si ou ao seu redor. Fica em estado vegetativo.
“Eu sinto a falta da Bruna, mas temos esperança de que ela vá melhorar”.
Bruna ficou hospitalizada por 1 ano e 6 meses, e foi para casa em junho de 2019, onde recebe o cuidado integral do marido, da mãe e da sogra. David não está com trabalho fixo para poder se dedicar à esposa, e faz bicos como motorista quando a mãe e a sogra podem ficar com ela.
Vaquinha online ajudou a família
Como a família vive de doações, para ajudar, a equipe do Razões Para Acreditar abriu uma vaquinha online no VOOA, em 2020, para quem quisesse colaborar.
A vaquinha tinha uma meta inicial para ajudar nos cuidados diários de Bruna, como medicamentos, alimentação especial, fraldas, materiais de higiene pessoal e até mesmo uma cuidadora para ajudar o David, reforma e adaptação do quarto da Bruna e aparelhos importantes para o seu tratamento em casa.
E essa meta já foi batida. Agora, a segunda meta é para conseguir um tratamento no Canadá. O tratamento foi descoberto com a ajuda que David recebeu de um neurologista.
Porém, o tratamento que poderia ajudar Bruna teria que ser dentro de 3 anos com uso desse medicamento e com fisioterapia complementar. O seu custo é bem alto, mais de R$ 100 mil.
Esperamos que a situação de Bruna esteja melhorando e que a família consiga o tratamento para retirá-la do estado vegetativo, e a mantenha com mais qualidade de vida nessa jornada.
Veja também: Padrasto cuida de filho com paralisia abandonado pela mãe