A maria-mole é um dos doces mais tradicionais e tipicamente brasileiro. Muito popular em festas juninas por todo o país, foi criado depois que a primeira fábrica de gelatina foi inaugurada no Brasil, juntos com outras sobremesas que levam o produto. A maria-mole tradicional não é uma receita complicada de ser feita, assim como as suas variações.
Receita de maria-mole tradicional
A maria-mole é uma sobremesa extremamente fácil de ser preparada e muito gostosa. O prato pode ser tradicional de festas juninas, mas nada impede se ser feita no ano todo. Para quem gosta de cozinhar com a criançada, essa é uma ótima opção.
Ingredientes
Água gelada: 3 colheres (sopa);
Gelatina em pó incolor: 12 gramas;
Açúcar: 1 ¼ xícara (chá);
Água em temperatura ambiente: ½ xícara (chá);
Coco ralado desidratado: 2 xícaras (chá).
Modo de Preparo
- Em uma tigela coloque a água gelada e adicione a gelatina em pó incolor. Misture e deixe hidratando por 1 minuto. Reserve;
- Numa panela coloque o açúcar e a água em temperatura ambiente. Leve ao fogo médio. Misture bem com a auxílio de uma colher de pau até que o açúcar se dissolva;
- Leve a mistura de açúcar com água para a batedeira e adicione a gelatina hidratada. Misture rapidamente com uma espátula para que a gelatina dissolva. Em seguida ligue a batedeira em potência média e deixe bater por 20 minutos;
- Depois dos 20 minutos, coloque rapidamente a maria-mole em um saco de confeiteiro, utilizando o bico pitanga número 8. Distribua em uma assadeira na forma que desejar, que deve estar polvilhada com metade do coco ralado;
- Em seguida polvilhe o resto do coco ralado por cima da maria-mole e deixe ela endurecer em temperatura ambiente.
Outras receitas de maria-mole
A maria-mole tradicional é muito gostosa e um clássico, mas existem outras receitas que você com certeza vai adorar. Elas são igualmente deliciosas e fáceis de serem preparadas.
1. Low carb
Essa receita é especial para quem ama maria-mole, mas não quer abrir mão da dieta. Então quando a vontade de comer um doce apertar, é só preparar essa deliciosa receita e depois comer de consciência tranquila. Depois de prontas, elas duram cerca de uma semana.
2. Pudim de maria-mole
Essa receita é um pouco diferente da tradicional, mas sem perder o gosto delicioso. O pudim de maria-mole é bem simples, rápido de ser preparado e não precisa ir ao fogo. Só precisa de um liquidificador e tempo de geladeira, o que pode ser ótimo para quem não tem muita habilidade na cozinha, mas quer se aventurar um pouco.
3. Chocolate
Quem não gosta de uma boa sobremesa de chocolate? A combinação de maria-mole com chocolate é simplesmente deliciosa, agradando adultos e crianças. Essa receita de combinação mágica não é difícil de ser preparada, levando apenas 30 minutos e rendendo, em média, 20 porções.