O nome botânico dessa planta é Felicia amelloides, mas por conta da sua aparência é conhecida como margarida-azul. Ela é uma planta nativa da África do Sul e sua beleza é muito apreciada. As pétalas da margarida-azul são ligeiramente curvadas para trás, em formato de capítulos, com o miolo bem amarelinho.
Clima ideal
Na África do Sul a margarida-azul cresce espontaneamente, em especial em lugares com dunas e colinas de pedras nas zonas costeiras. No Brasil ela pode ser comprada e vai gostar de ser cultivada em regiões litorâneas, jardins com declive e encostas de colinas.
Luminosidade
O sol pleno é a luminosidade ideal para essa planta, que também aguenta firme quando os ventos estão mais fortes.
Podas
Quando as flores começarem a secar, corte-as com uma tesoura de poda. Vá fazendo com todas que morrerem para estimular a floração seguinte.
Plantio
O plantio da margarida-azul pode ser feito no final do inverno até o meio da primavera.
Além de escolher o local ideal para plantar a margarida-azul, em declives e com sol pleno, faça um espaçamento de uns 50 centímetros entre cada muda, e plante-as em linha.
Prepare o solo misturando composto orgânico de folhas até nivelar e revolva bem a terra para ficar aerada, numa profundidade de uns 20 centímetros. Misture junto um pouco de adubo de aves e adubo granulado NPK 4-14-8 para favorecer a floração.
Faça as covinhas do tamanho do torrão da muda, plante, cubra o torrão com terra para deixá-la bem acomodada e faça uma rega.
As regas devem continuar todos os dias, a menos que chova, até que a planta esteja desenvolvida. Depois, pode regar somente para manter a umidade do solo.
Aproveite e veja: