É inegável que, depois desse tempo de pandemia, as pessoas estão com muita vontade de fazer as malas e voltar a viajar pelo Brasil ou pelo mundo. Ainda não é possível fazer isso em total segurança, mas, nada o impede de começar a imaginar suas viagens futuras. Aliás, imagine como seria bom poder visitar monumentos de vários países, indo apenas para Portugal, que é um destino tão cobiçado pelos brasileiros.
O site português Imovirtual fez uma lista de 7 maravilhas do mundo que poderiam ganhar versões adaptadas para a cultura do país e decorarem diferentes cidades, encantando seus residentes e visitantes.
Nessa lista, cada um dos monumentos foi pensado e adaptado para corresponder a uma cidade portuguesa. Todos eles seriam construídos com materiais que identificam a cultura lusitana, como os azulejos e as calçadas. Neste artigo você vai conhecer um deles.
A Torre Eiffel de Lisboa
Na capital francesa ergue-se um monumento que ficará para sempre na história do país. Um símbolo para os parisienses e para toda a França. E um dos edifícios mais icônicos e famosos em todo o mundo.
Em Portugal, está o lugar perfeito para colocar esta magnífica construção: no centro da Praça mais famosa da Lusitânia e numa das maiores da Europa, a Praça do Comércio. É a porta que dá acesso direto ao Rio Tejo e à baixa da capital. Ainda muito conhecida pelos lisboetas pelo seu anterior nome, Terreiro do Paço, é um local que não deixa ninguém indiferente pela sua amplitude e beleza arquitetônica, com os arcos que a enfeitam.
Se a Torre Eiffel fosse para Portugal não seria o único monumento construído por Eiffel por aquelas bandas, sendo que existem mais de 80 projetos com a assinatura do engenheiro em Portugal. O mais famoso é a ponte Maria Pia no Porto.
No entanto, a Torre Eiffel em Lisboa não seria uma típica construção de Eiffel. Seria uma construção que qualquer português reconheceria como sua. Seria uma torre revestida de azulejos, uma das marcas representativas da cultura portuguesa. Usados como elemento arquitetônico e decorativo para representar um acontecimento histórico ou apenas para revestir a fachada de um apartamento, os azulejos típicos decoram Portugal de norte a sul.
Qualquer pessoa iria querer desesperadamente um apartamento no Rossio para conseguir chegar bem cedo à Torre Eiffel e evitar filas intermináveis. Um apartamento com 2 quartos no Bairro Alto teria uma maravilhosa e estonteante vista para o rio com a Torre Eiffel adornando toda a paisagem. Ou então um apartamento de 1 quarto em Cacilhas para um casal romântico todos os dias fazer a travessia do Rio Tejo até chegar à famosa e bela torre.