Se a máquina de lavar roupa serve justamente para deixar as roupas limpas, o pior que pode acontecer é você tirar a roupa da máquina para estender e ver que está sujo. Sim, isso pode acontecer, e tem basicamente três motivos. Veja só:
Excesso de produtos
Se você usa uma quantidade maior de sabão e amaciante do que é recomendado para a capacidade da sua máquina de lavar, os produtos residuais vão ficar presos nas laterais do tambor. Na próxima lavagem eles vão estar mais sólidos e vão grudar na sua roupa. Não é bem uma sujeira, mas sim um resíduo de produto que grudou.
De qualquer forma, precisa resolver porque, mesmo sendo sabão e amaciante, a roupa não fica limpa. Além do mais, esses resíduos vão formando colônias e fungos e bactérias que passam para sua roupa.
Nesse caso, o que você deve fazer é usar apenas a quantidade de sabão e amaciante recomendada para a capacidade da sua máquina, e isso já vem escrito no rótulo dos produtos. Não coloque em excesso para deixar a roupa mais cheirosa, pois acaba com esse tipo de problema.
Além desse cuidado, também é importante fazer uma limpeza no tambor para remover esses resíduos e evitar que aconteça o mesmo na próxima lavagem.
Veja como limpar a máquina de lavar.
Sujeira residual pelo tempo de uso
Depois de anos usando a mesma máquina de lavar, ela vai acumulando vários tipos de resíduos na parte interna, que fica escondida pelo tambor e você não consegue ver. A sua roupa pode sair da máquina cheia de fiapos, manchas esbranquiçadas e casquinhas pequenas, que são placas de resíduos.
Nesse caso, precisa chamar um técnico para desmontar a parte interna, onde fica o tambor, e fazer uma limpeza completa. Como é necessário ter as ferramentas adequadas, é o tipo de serviço que um técnico precisa fazer.
Sujeira de graxa
Agora, se as suas roupas estão saindo da máquina sujas de óleo ou graxa, mas ninguém na sua casa sujou a roupa com graxa, o problema é que está saindo óleo do tubo de centrifugação. Esse óleo sobe por outro tubo que está com problema de isolamento e cai no tanque onde entra em contato com as roupas.
Nesse caso também é necessário chamar o técnico, aliás, principalmente nesse caso. Esse é o tipo de problema que não é só limpar, mas é caso de conserto. Nem lave mais roupa enquanto não solucionar, pois será mais roupa suja, produto, água e energia desperdiçados.