Menu

Máquina de lavar ou tanquinho: qual vale mais a pena?

Quanto você pode investir, quanto tempo você tem para cuidar das roupas e quanta roupa você lava toda a semana é o que precisa levar em consideração

Crédito: PxHere

Publicidade

Antigamente pouca gente tinha máquina de lavar roupa, daquelas redondas de madeira, e a roupa ficava bem limpinha só esfregando na tábua, com o capricho das mães e avós.

Mas não se pode negar que a máquina de lavar roupa automática trouxe muito mais praticidade para a rotina da vida moderna, e o tanquinho semiautomático também tem seus benefícios.

Então, escolher entre uma e outra opção é uma questão de gosto e de se adequar ao seu estilo de vida. Veja as vantagens e desvantagens de ter máquina de lavar ou tanquinho.

Tanquinho

Crédito: Magazine Luiza

O tanquinho é uma máquina semiautomática que lava a roupa sozinho, mas não centrifuga e nem tem várias opções de lavagem. Por conta disso, ele é bem mais barato. No entanto, não quer dizer que lave mal. O processo mecânico de movimentação das roupas é maior e mais variado, e isso faz com que elas recebam uma limpeza profunda porque são mais “esfregadas”.

Publicidade

Vantagens

  • Limpa profundamente;
  • Lava melhor as roupas pesadas;
  • É bem mais barato.

Desvantagens

  • Não centrifuga;
  • A roupa demora mais para secar porque foi torcida à mão;
  • Não tem opção de lavagem por tipo de tecido.

Máquina de lavar

Crédito: Faria Palace

Ao contrário do tanquinho, a máquina de lavar tem a opção de centrifugação, o que é ótimo para poder estender a roupa assim que ela é tirada do tambor. Além disso, a máquina de lavar vem com várias opções de ciclos e processos de lavagem. Por conta disso, custa mais que o dobro do tanquinho. Mas, se você tem uma rotina agitada e muita roupa para lavar, é um investimento mais vantajoso.

Vantagens

  • Centrifuga as roupas;
  • Tem várias opções de lavagem.

Desvantagens

  • É mais cara;
  • Não limpa tão profundamente.

Máquina de lavar ou tanquinho: qual vale mais a pena?

Então, em resumo, você precisa colocar na balança as vantagens e desvantagens de cada produto e ver o que é mais importante para você.

Preço

Um ponto que é impossível deixar de lado é a diferença de preço. Se você estiver precisando urgentemente de uma opção automática para lavar roupa, mas não puder investir muito, é melhor ficar com o tanquinho e torcer a roupa na mão ou comprar uma centrífuga, do que apertar o orçamento.

A menos que você encontre uma máquina completa em promoção, na média de uns R$ 500 a R$ 600, que vai ser o que você vai gastar em um tanquinho e uma centrífuga.

Publicidade

Agilidade na rotina

A máquina de lavar só não vai estender a roupa no varal para você. De resto, é só colocar a roupa lá dentro, programar a melhor opção de ciclo conforme a quantidade de roupas e tipos de tecido, e esperar para estender.

Então, se a sua rotina é agitada e você não tem tempo para ficar torcendo as roupas, nem esperar mais tempo para elas secarem, a máquina é a melhor opção.

Qualidade da limpeza

Apesar de o tanquinho ter a capacidade de fazer uma limpeza mais profunda nos tecidos, as máquinas de lavar possuem ciclos especiais para todo tipo de limpeza, até das roupas mais encardidas. Além disso, basta escolher o produto certo para cada tipo de lavagem. Então, nesse quesito, a máquina ainda vale a mais a pena por ser totalmente automática.

Publicidade

Máquina de lavar é a melhor opção

Pesquisando bem, você encontra boas máquinas de lavar de até 12kg por um preço mais em conta, que seria o mesmo investimento de um tanquinho com centrífuga.

No mais, todos os outros quesitos apontam vantagem para a máquina de lavar, que vai trazer mais praticidade e agilidade para a rotina, limpando as roupas muito bem.

A dica mais importante é fazer uma boa pesquisa nas lojas da sua cidade e lojas online antes de comprar para garantir um bom investimento.

Publicidade
Sair da versão mobile