acne
Crédito: Freepik

Mapa da acne: veja o que a localização da espinha indica sobre ela

Não é só por causa de alterações hormonais que surge a acne

Publicidade

Ninguém gosta de ter acne, mas nem sempre é um problema simples e rápido de resolver. A acne inflama a pele, fica feio, incomoda e pode deixar cicatrizes, se ficar mexendo.

É por isso que, para quem sofre com muitas espinhas, o melhor a fazer é ir ao dermatologista para saber a possível causa e os melhores tratamentos.

Uma das formas de diagnosticar a causa é analisando o mapa da acne, que não traz um diagnóstico por si só, pois isso cabe ao médico, mas ajuda a entender a possível causa de surgirem espinhas em determinadas partes do corpo ou rosto.

Veja também: Acne cística: como lidar com as espinhas inflamadas sob a pele

Publicidade

O mapa da acne

Em entrevista para o Dicas de Mulher, a dermatologista Dra. Monalisa Nunes explicou o que é e para que serve o mapa da acne.

Para entender o que faz aparecerem cravos e espinhas, os conhecimentos da medicina ayurveda e a chinesa deram origem ao mapa da acne.

Esse mapa relaciona o aparecimento dos cravos e espinhas ao lugar em que eles estão no rosto, pois essas regiões dizem muito sobre os hábitos da pessoa e o funcionamento do seu organismo. Então, confira:

Linha do cabelo e têmporas

Se as espinhas estão surgindo na linha do cabelo e têmporas, a causa pode ser o uso incorreto de óleos capilares, o excesso de oleosidade na raiz do cabelo e a má higiene dos fios. Logo, é uma condição provocada e não uma acne hormonal.

Publicidade

Aproveite e veja: 5 hábitos de pessoas que nunca têm acne

Zona T

A zona T agrega a área da testa, nariz e queixo. Quando nascem cravos e espinhas nessa área, as motivações se relacionam à puberdade e à liberação de hormônios. Por concentrar uma maior quantidade de glândulas sebáceas, a região é uma das mais afetadas, principalmente, na adolescência.

Bochechas

Nas bochechas surgem as espinhas de atrito. Elas estão ligadas aos hábitos rotineiros, por exemplo, o atrito do celular com o rosto durante uma ligação e o atrito entre o travesseiro e o rosto. Além disso, durante a pandemia da Covid-19, o uso de máscaras desencadeou a acne conhecida como maskne.

Publicidade

Aproveite e veja: Como ela tratou a acne mudando a alimentação

Mandíbula

Geralmente, a acne nessa região afeta as mulheres adultas. O surgimento pode ser desencadeado por um quadro de ovários policísticos e por alterações nos hormônios masculinos.

Veja também: Depois de anos em tratamento para acne, ela descobriu a verdadeira doença

Publicidade

Fonte: Dicas de Mulher

PODE GOSTAR TAMBÉM