Sentir dormência em algumas partes do corpo é normal quando você fica muito tempo em uma mesma posição ou com um dos membros sendo pressionado. Por exemplo, quando uma das pernas fica dobrada por muito tempo, certamente ela irá “formigar”. Mas nem sempre os casos de mãos dormentes ocorrem por esses motivos.
Principais causas
Quando se trata da dormência por falta de movimento ou por pressão em um membro, para resolver o problema, você simplesmente precisa voltar o membro para sua posição normal, permitindo que o sangue volte a circular e a dormência irá embora.
Portanto, a falta de circulação do sangue é que causa a dormência (formigamento). Mas em algumas situações pode ocorrer essa sensação sem que você esteja impedindo a circulação do sangue. Veja quais são os problemas de saúde que podem gerar mãos dormentes.
Trombose venosa
A trombose é um coágulo de sangue que impede a passagem do fluxo sanguíneo pela veia, causando o formigamento. Ela ocorre mais em uma das pernas, mas também pode acontecer em um dos braços e se estender até a mão. Outros sintomas desse problema são aquecimento e vermelhidão da pele no local afetado, inchaço no membro, falta de ar, palpitação, veia vermelha visível e dor de cabeça.
Esclerose múltipla
Se sentir um formigamento constante, pode significar que uma parte da sua membrana cerebral esteja danificada, fazendo com que falte impulso nervoso para as mãos, causando a dormência ou aumento da sensibilidade. A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central.
Síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo é causada pelo excesso de movimentos repetitivos diários com as mãos e braços. Esse excesso pode gerar inflamação nas articulações e causar o formigamento das mãos e pulsos.
Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Quando uma pessoa está com sintomas de acidente vascular cerebral, muitas partes do corpo apresentam dificuldade motora e dormência. Outros sintomas que vão aparecer junto com as mãos dormentes são dificuldade repentina de enxergar, cansaço sem motivo aparente, dificuldade em mover um lado do rosto, fala arrastada, dor de cabeça, no peito e pode haver desmaio por perda de sentidos.
Osteocondrose cervical
Esse problema acontece na coluna cervical e é originado por um nervo que interrompe o fluxo do sangue na região. Normalmente está ligado a problemas de postura, podendo causar dor de cabeça ou nas costas, além de deixar as mãos dormentes.
Alteração dos valores de sangue
Esses são problemas nos glóbulos vermelhos do sangue, causados por diabetes ou anemia, podendo gerar dormência por conta da circulação defeituosa.
O que fazer para tratar?
Quando sua mão formigar sem motivo aparente, não significa que você esteja com algum desses problemas listados acima. Porém, se sentir esse formigamento com frequência e outros sintomas que não saiba identificar a causa, é muito importante que consulte um médico para uma avaliação.
Para prevenir doenças e manter sua saúde bem-cuidada, procure evitar o excesso de movimentos repetitivos, fazendo pausas para descansar. Também, exercite-se, beba bastante água e tenha uma alimentação saudável.