Unhas bem feitas sempre trazem aquela sensação gostosa de cuidado, não é? Mas pode ser uma armadilha, se não for feita corretamente. Entre as etapas mais comuns, está o amolecimento das cutículas. Para isso, muita gente coloca as unhas de molho em água, podendo não ser uma boa ideia. Entenda o porquê.
Colocar as mãos de molho faz mal?
Seja no salão ou em casa, a manicure completa requer a retirada das cutículas. Assim, as unhas ficam mais bem feitinhas e com uma maior durabilidade. Porém, ao colocar a mão de molho na água, você pode não estar se ajudando. Entenda melhor com esses mitos e verdades sobre essa etapa.
O pote pode estar contaminado
Verdade. Pode ocorrer a contaminação por vírus ou bactérias, quando você coloca a mão no potinho. Seja ele no salão (muito mais perigoso) ou em casa, o ideal é evitar esse procedimento.
Facilita a retirada da cutícula
Verdade. Ao colocar as mãos de molho, a pele fica mais macia e evidente. Dessa forma, fica mais fácil retirar a cutícula, evitando também os famosos e dolorosos bifes.
Aumenta a durabilidade do esmalte
Mito. Na realidade, ao colocar as unhas de molho, elas ficam mais abertas, perdendo o formato original (mais abaulado para dentro do dedo). Assim, a durabilidade do esmalte será menor, pois ela vai retornar ao formato original, forçando a esmaltagem.
Então o que fazer?
Agora que você já sabe que não é uma boa ideia usar o potinho ou mesmo as luvas para deixar as unhas de molho, deve estar se perguntando como resolver o problema. Fácil! Você pode optar por óleos específicos para a cutícula ou cremes amolecedores. Existem inúmeras opções no mercado. Além de serem bem acessíveis, não modificam o formato da unha e tem zero chances de contaminação.
Se você é uma daquelas pessoas que não curtem tirar cutículas, então veja nesse vídeo como discipliná-las e fazer com que fiquem sempre lindas.
Veja também:
- Unhas onduladas: saiba o que significa e se tem tratamento
- 15 Modelos de unhas decoradas com esmalte roxo
- Unha prata: 15 modelos lindos para todos os gostos