A maconha é uma planta injustiçada em nome da lucratividade das grandes empresas. Essa planta e seu consumo já foram liberados no Brasil de antigamente, até o dia em que começou uma campanha denegrindo sua imagem, pois as industrias queriam introduzir outros produtos no mercado e lucrar mais. Só que, mesmo sendo proibido, o uso da maconha ainda acontece e uma das formas de obter suas propriedades psicoativas e medicinais é fazendo a manteiga de maconha.
Antes, vale um alerta: hoje em dia, o uso da maconha medicinal é permitido para casos específicos e na maioria das vezes ela não tem o THC, que é a substância que altera as atividades cerebrais, dando a famosa “brisa”.
Mas, essa receita de manteiga de maconha tem o THC, por isso, não é recomendada para crianças, adolescentes e nem pessoas com doenças ou condições psiquiátricas, pois o efeito varia de pessoa para pessoa, e pode causar mal-estar.
Receita de manteiga de maconha
A manteiga de maconha é uma receita mais complexa, com várias etapas, e você vai precisar de paciência, seguindo o método explicado, além de, pelo menos, 5 gramas de erva desidratada. Veja só essa receita compartilhada da Tabacaria da Mata:
Ingredientes
- Manteiga comum: de 50 a 100 gramas;
- Maconha: de 5 a 10 gramas.
Modo de preparo
- A flor de maconha deve ser partida em pequenos pedaços de mais ou menos 1 cm.
- Distribua esses pedaços, bem espalhados, em uma forma com papel-manteiga e leve ao forno baixo (110 °C) por cerca de 20 minutos até secarem e adquirir uma cor próxima ao marrom.
- Depois, retire do forno e deixe esfriar.
- Quando estiverem frios, despedace mais ainda para se tornarem algo próximo a um farelo.
- Leve novamente ao forno, agora, por um período entre 40 e 90 minutos com o forno em temperatura de 115 °C. Esse processo se chama descarboxilação e serve para que a planta libere o THC na sua receita. Do contrário, não terá a “brisa”.
- Antes do preparo da manteiga, o farelo deve ser colocado de molho por 20 minutos em água morna (nunca fervente) para ser limpo. Depois, a água é escoada e a erva colocada em papel-toalha até secar completamente.
- Em banho-maria, coloque a manteiga para aquecer até derreter completamente.
- Então adicione a erva esfarelada e, mexendo sempre, a mistura é aquecida por cerca de 1 hora. O ponto é observado quando algumas bolhas começarem a aparecer na manteiga.
- Quando o ponto de cozimento é atingido, o fogo deve ser desligado e a manteiga ser deixada para esfriar um pouco.
- Depois, é coada em outro recipiente e pressionada ao máximo para eliminar todo o líquido.
- A mistura coada pode ser guardada em um pote para armazenar a manteiga e levada à geladeira. Caso apareça líquido na mistura enquanto ela esfria, deve ser escoado na pia.
- Quando estiver resfriada e com a textura desejada, está pronta a sua manteiga de maconha, que serve para preparar outras receitas à base dessa planta, como bolos, cookies, brigadeiros e brownies.
Veja também: Chiclete de maconha: uma solução medicinal para portadores de fibromialgia