O cabelo crespo e cacheado precisa receber ingredientes oleosos para se manter hidratado, nutrido, brilhoso e macio. Sendo assim, a manteiga de karité é uma das opções interessantes na hora de tratar dos cachos.
Benefícios da manteiga de karité para cachos
Veja de que formas a manteiga atua no cabelo para deixá-lo mais bonito e mais saudável.
Mantém a hidratação
Os ingredientes oleosos criam uma película protetora nos fios de cabelo para evitar que a água seja perdida no dia a dia e para proteger os fios dos danos externos, como luz solar e poluição. Ao mesmo tempo, a manteiga de karité também é um bom hidratante, agindo nessas duas funções em um só tratamento.
Reduz o frizz
A mesma película de proteção que a manteiga de karité cria no cabelo também serve para deixar os fios mais alinhados e maleáveis, reduzindo frizz e aumentando a maciez.
Faz a nutrição
A manteiga de karité tem nutrientes que penetram nos fios e aumentam sua resistência e brilho. Ela contém vitaminas A e E, ômega-3 e 6 e antioxidantes, todos muito importantes para promover os benefícios já mencionados acima.
Sela as pontas duplas
Quem tem cabelo crespo e cacheado sabe que é comum as pontas ficarem duplas por causa do ressecamento. Os fios quebram e embaraçam com mais facilidade, pois sua curvatura dificulta a chegada dos óleos, da água e nutrientes nas pontas. Então, a manteiga de karité ajuda a selar essas pontas para não ficarem com aspecto espigado e ressecado, o que também facilita na hora de desembaraçar.
Ajuda a tratar caspa e seborreia
Essa manteiga tem uma ação cicatrizante espetacular que ajuda a tratar o couro cabeludo com caspa e seborreia. Quem tem cabelo muito cheio e fios grossos, sabe que a caspa pode aparecer quando o cabelo demora demais para secar e acaba ficando com um pouco de umidade no couro cabeludo.
Age como protetor térmico
O protetor térmico é um produto aplicado no cabelo antes de usar secador ou babyliss. Sua função é manter os fios protegidos do calor, evitando a perda de hidratação e nutrientes. A manteiga de karité pode ser aplicada no cabelo úmido antes de usar as fontes de calor.
Como usar manteiga de karité no cabelo?
Você pode comprar essa manteiga pura e usar de diferentes formas, sozinha ou misturada com outros produtos. Veja algumas sugestões.
Umectação
A umectação é um tratamento para reposição de óleos no cabelo, que vão nutrir, segurar a umidade e proteger dos agentes externos, além de deixar o cabelo mais brilhoso e macio.
Você pode usar só a manteiga, esfregando-a na mão para ficar líquida e depois aplicando no cabelo todo. Ou, pode misturar com algum outro óleo vegetal para potencializar o efeito, como óleo de coco, de argan, de jojoba, de abacate ou azeite extravirgem.
Lave o cabelo com xampu, retire o excesso de água e aplique a manteiga no comprimento e nas pontas, mecha por mecha. Se quiser, pode aplicar antes de lavar o cabelo também. Deixe agir por meia hora, depois enxágue e passe o condicionador para selar.
Pomada para finalização
Quando você acorda com os cachos meio amassados e sem definição, ou quando quer dar um trato no fim do dia para ir a algum compromisso, basta pegar um pouco de manteiga de karité, esfregar nas mãos para ficar líquida e depois aplicar nas pontas, amassando em direção à raiz.
Máscara de hidratação
Você pode, ainda, adicionar um pouco de manteiga de karité na sua receita de hidratação para potencializar o efeito. Quando for fazer a hidratação semanal, basta misturar um pouco da manteiga na sua receitinha de costume, ou só no creme mesmo, e aplicar no cabelo, mecha por mecha. Depois agir pelo tempo recomendado na embalagem do creme, enxágue bem para remover a oleosidade e os cachos não ficarem pesados.