Feito a partir da polpa do coco, a manteiga de coco, famosa entre os seguidores das dietas saudáveis, pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou alimentos voltados para dieta, sendo muito caros ainda.
Ela é branca, com a textura cremosa quando em temperatura ambiente, podendo ficar mais firme se na geladeira ou quase líquida em dias muito quentes, sem perder suas propriedades. Tem pequenos floquinhos de coco e é levemente adocicada, sendo recomendado o seu uso como um complemento a pratos doces ou em composições especiais.
Benefícios da manteiga de coco
Rica em benefícios para a sua saúde, a manteiga de coco pode ser comprada ou até mesmo preparada no conforto da sua casa, reduzindo substancialmente o custo. A manteiga de coco, assim como o óleo de coco, é possui diversos benefícios para a sua saúde, listados a seguir.
1. Aumenta a imunidade
O ácido láurico, presente em grande quantidade na manteiga de coco, ajuda a aumentar a sua imunidade, combatendo também fungos, bactérias e alergias.
Ele é o responsável por grande parte das gorduras dessa manteiga, sendo um ácido graxo de cadeia média, que é facilmente digerido e ainda ajuda a aumentar o colesterol bom, reduzindo o ruim.
O ácido láurico não se deposita no seu corpo, sendo totalmente queimado para a produção de energia, ajudando a dar aquele gás para a prática de atividades físicas, além de não contribuir para a formação dos temidos pneuzinhos.
2. Promove a saciedade
Por ser composta por gordura de boa qualidade, ela ajuda a manter a energia por mais tempo, promovendo também a saciedade, visto que o seu organismo leva mais tempo para processar a gordura – mesmo que boa – do que carboidratos.
Além disso é rica em nutrientes e fibras, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, por mais tempo.
3. Combate o envelhecimento precoce
Ela é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres que podem danificar suas células, causando diversas doenças, inclusive a morte precoce de neurônios, ou alterações celulares, que podem levar ao câncer.
Além disso, deixa sua pele jovem por mais tempo, auxiliando no processo de preservação e regeneração do tecido, mantendo a elasticidade e viço por mais tempo, protegendo as células do envelhecimento precoce.
4. Mantém o intestino saudável
Por ser rica em fibras, a manteiga de coco ajuda a melhorar a saúde do intestino, ajudando na formação do bolo fecal, o que facilita a sua eliminação e consequente manutenção do sistema.
Outro ponto importante é que, por se tratar de um ácido graxo de cadeia média, ele não se deposita no intestino, melhorando o seu funcionamento. Também é importante para manter a flora intestinal saudável, com o aumento das bactérias boas.
5. Ação anti-inflamatória
Essa manteiga é rica em ácidos graxos, essenciais para o funcionamento do corpo, melhorando a coagulação sanguínea, reduzindo o colesterol ruim e protegendo o sistema cardiovascular.
Tem também ação anti-inflamatória, deixando seu corpo mais eficiente e sua pele mais bonita, reduzindo também o desenvolvimento de celulite e combatendo acnes e espinhas.
Seu cérebro é um dos maiores beneficiários, pois eles são um verdadeiro banquete para seus neurônios, facilitando a troca de impulsos elétricos e a produção de dopamina e serotonina, ajudando inclusive a combater a depressão.
Como fazer
São muitos os benefícios e vale a pena ter a manteiga de coco em casa. Então, que tal preparar a sua própria, ao invés de ter que comprar a um preço nem sempre tão atrativo? Saiba como fazer:
Ingredientes
Coco desidratado: 200 gramas, adição de açúcar;
Óleo de coco: 2 colheres (sopa).
Modo de preparo
- Coloque o coco desidratado e o óleo de coco aquecido no seu processador e bata a uma potência elevada. Se fizer no liquidificador, faça aos poucos, para não forçar o motor;
- Não se esqueça de aproveitar qualquer resto que possa ficar alojado nas paredes do processador. Utilize uma espátula para ir tirando o coco que ficar preso;
- Bata por cerca de 10 a 15 minutos, sempre retirando das bordas, até ficar com uma consistência bem líquida, com o mínimo de pedacinhos de coco.
A manteiga de coco caseira tem a duração de três dias ao natural ou dez dias se conservada na geladeira. Caso fique muito sólida ao ficar na geladeira, pode sempre esquentá-la em banho-maria antes de usar. Se estiver muito líquida, por causa do calor, deixe um tempinho na geladeira antes de usar.
Ela fica perfeita para fazer receitas veganas, como substituta à manteiga tradicional, tendo um sabor mais adocicado.
Se preferir, tem um passo a passo em vídeo, feito pela culinarista Adriana Avelar.
Diferença entre manteiga e óleo de coco
Enquanto que óleo de coco consiste unicamente em gordura, a manteiga de coco é composta por fibras essenciais ao bom funcionamento do seu organismo.
Ou seja, no óleo, eles dispensam toda a polpa do coco, retendo somente a gordura pura. Já a manteiga é muito mais rica, tendo não somente a gordura, mas também a polpa seca e todos os seus benefícios, incluindo fibras.
Dessa forma, além de ser mais nutritiva, é mais versátil também, podendo ser utilizada para fazer recheios e coberturas de bolos, cremes, receitas leves, pratos salgados, dar cremosidade ao café e muito mais.