Você já se pegou roendo as unhas ou com as pernas inquietas na cadeira? Saiba que esses são algumas das manifestações físicas de ansiedade. Pessoas que sofrem com essa doença fotografaram e ilustraram como se sentem nos piores momentos pelos quais passam.
Quais as principais manifestações físicas de ansiedade?
Ansiedade é um mal psíquico e físico, que traz uma sensação de urgência e medo do futuro, sendo um estado afetivo penoso, de acordo com sua definição na psicologia. Ela pode ter diversas intensidades, desde as mais baixas, absolutamente controláveis, até crises severas que impedem até mesmo de sair da cama.
Conheça algumas das manifestações físicas de ansiedade relatadas por quem sofre com elas.
1. Sentir borboletas no estômago
Um dos sintomas mais comuns, tanto nos casos mais leves quanto nos mais severos, é a sensação de borboletas no estômago. Dá um mal estar, uma agitação e uma sensação de que milhares de pequenas borboletas estivessem se debatendo contra as paredes do órgão.
Essa imagem foi produzida pela fotógrafa Anya Anti, que tentou traduzir como se sente alguém que sofre com a doença, mas parece “normal” por fora.
2. Isolamento
Ver esta publicação no Instagram
A sensação de isolamento também é comum em crises de ansiedade. Além disso, a percepção de uma opressão proveniente de todos os lados faz querer se encostar em um canto escuro e simplesmente ver o tempo parar um pouco.
A fotógrafa Kat, da Nova Zelândia, buscou uma forma de representar o peso de se sentir sobrecarregado, seja com pensamentos, sentimentos ou até tarefas, gerando ainda mais ansiedade.
3. Visão embaçada da realidade
Durante as crises de ansiedade, fica difícil pensar e ver as coisas com clareza. É como se você estivesse cercado por um oceano de ideias, projetos, atividades e não conseguisse mais enxergar nada, sendo sufocado por eles.
A proprietária da fotografia, Savvy W., afirmou que a ansiedade é percebida como um conjunto de acontecimentos que a esmagam e não permitem que ela veja claramente. Como se tudo estivesse rachando sua alma, até que ela acabe em um ataque.
4. Ansiedade mascarada
Ver esta publicação no Instagram
E quando a ansiedade vem mascarada de outros sentimentos destrutivos? Ataques de raiva, pânico, tristeza e muitos outros podem estar mascarando uma crise de ansiedade ainda não compreendida.
Para o influenciador digital TJ Jourian, o olhar da foto reflete “quando você está lentamente emergindo de um ataque de ansiedade de dois dias, disfarçado de raiva irracional e tristeza”.
5. Ataques de pânico
Os ataques de pânico podem acontecer como uma das manifestações físicas de ansiedade, aumentando o ritmo dos batimentos cardíacos, gerando sudorese, necessidade de ficar em um local fechado, de preferência entre lençóis.
Esse foi o caso de Tia D., que está na foto e afirma nunca compartilhar esse tipo de coisa nas redes sociais, pois pode parecer que ela está carente, querendo atenção, sem saber que se trata de uma doença séria.
6. Alergia na pele
Muitos sintomas físicos, visíveis ou não, podem acompanhar uma crise de ansiedade. Vermelhidões e irritações severas também acontecem, fruto da desregulação do sistema imunológico.
Isso acontece frequentemente com Kalyn L., autora da foto acima, que sempre tem alergias crônicas na pele quando está em meio a uma crise, tendo que usar camisetas altas para disfarçar.
7. Morder a mão
Morder as mãos e braços também pode indicar mais uma das manifestações físicas de ansiedade. Em muitos casos, pode causar lesões na pele. Isso acontece como uma forma nada saudável de tentar conter os sentimentos que brotam com mais intensidade do que a pessoa consegue lidar.
Eric K., autor da foto acima, diz que quando o corpo começa a tremer, ele morde a mão e tenta respirar fundo, para controlar, quantas vezes forem necessárias para se acalmar, durante um momento de crise.
8. Roer as unhas
Ver esta publicação no Instagram
Roer as unhas já é um sintoma conhecido, mas você sabia que pode ser mais grave do que imagina? Roer, tirar a pele em volta do dedo e outras manias são sintomas claros de ansiedade, sendo agravados durante as crises.
Isso pode acontecer também com outras partes do corpo, como forma de tentar distrair a mente através de movimentos repetitivos, independente das consequências.
No caso da foto acima, o autor deixou claro como é a realidade de quem convive com esse problema, postando a foto no intuito de informar e ajudar quem também passa por isso.
9. Sensações de estar sendo puxado para baixo
A imagem feita por Chris C. tem o intuito de retratar como é o sentimento de ansiedade. De acordo com suas palavras, é como se tivesse um cachorro grande sentado sobre o peito e uma mão invisível puxando para baixo, em um mar agitado, onde se está somente com o nariz para fora, tentando respirar.
Esse peso no peito, sensação de afundar em tristeza e depressão, de que o mundo está agitado demais e não há um barco sequer para descansar um pouco, são sensações típicas das crises de ansiedade.
10. Sem ar
Ver esta publicação no Instagram
A sensação de estar sendo sufocado, sem ar, como se a respiração fosse um esforço terrível e o ar se tornasse mais denso é uma das manifestações físicas de ansiedade.
A maquiadora, que participou de um desfio nas redes sociais, tinha o objetivo de mostrar o que se passava dentro de si, através da maquiagem. Ela produziu essa foto e deu a seguinte explicação: “eu muitas vezes sinto como se uma mão estivesse subindo pelo meu peito e apertando minha garganta e peito, tentando me puxar para um abismo de caos“.
Para ela, a mente para de funcionar com clareza, entrando em um círculo de pensamentos rápidos e desconexos, fazendo com que ela não consiga pensar.
11. Ficar na cama
Um dos sintomas da crise de ansiedade é a incapacidade de deixar a cama, como se algo terrível fosse acontecer assim que pisasse no chão. Ficar entre os lençóis reduz o estresse, acalma a respiração, mas impede de viver a vida.
Lena M., autora da foto, afirma que já deveria, e queria, estar no seu local de trabalho, mas não conseguiu sair da cama. De acordo com suas palavras, “estava deitada assim por horas tentando me convencer de que era seguro ir, mas fisicamente não podia sair”.
Se você está sentindo esses sintomas e não consegue lidar com a ansiedade, procure a ajuda de um profissional de confiança. Converse com os amigos e a família sobre isso e busque a solução.
Fonte: The Mighty