Hancornia speciosa é o nome científico da mangaba, uma fruta muito popular na região do Cerrado e no litoral do Nordeste, locais de onde é nativa. Assim como a fruta murici é para o Norte e Nordeste, e a castanha baru é para o Cerrado, a mangaba também é usada nas receitas típicas e serve como fonte de renda para muitas famílias.
As árvores mangabeiras são abundantes nessas regiões de onde são nativas, algumas chegando a 10 metros de altura, o que rende uma ótima sombra para os terrenos áridos. Junto com sua sombra, a árvore entrega seus pequenos frutos de tamanho semelhante a uma goiaba, com polpa branca e cremosa, que são utilizados para fazer sorvete, suco, compota, licor e doces típicos, seja para o consumo doméstico ou para comercializar.
Benefícios para a saúde
A mangaba é uma fruta muito nutritiva, rica em vitaminas, minerais, fibras e proteínas, portanto seus benefícios são nesse sentido. Veja também o que a medicina popular trata usando o chá da fruta.
Tratamento de pele
Quem tem mangaba em casa todos os dias e já experimentou outros usos para ela, diz que é possível melhorar o aspecto da pele manchada lavando o rosto com chá de folhas de mangabeira diariamente. Claro, junto com outros cuidados diários que deve ter com a pele.
Alívio de cólica menstrual
Também segundo a medicina popular de quem vive no Cerrado e Nordeste, o chá da planta ou com os frutos ajuda a aliviar a dor da cólica menstrual.
Contra prisão de ventre
A prisão de ventre constante deve ser tratada pelo médico para que não vire um problema crônico. Em momentos pontuais quando estiver com dor e inchaço, pode experimentar misturar uma colher de chá de sementes de mangabeira trituradas em um potinho de iogurte natural e comer antes de ir dormir.
Controle da pressão arterial
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais testou as propriedades do chá de folhas de mangabeira em camundongos com pressão alta e verificou que houve a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue e prevenindo a hipertensão. Mas atenção, a planta ainda não deve ser usada para essa finalidade em substituição ao tratamento médico.
Fortalecimento do sistema imunológico
A vitamina C e o ferro, junto com demais nutrientes da mangaba fazem dela uma fruta boa para fortalecer o sistema imunológico. Inserindo-a numa dieta saudável e equilibrada, certamente o resultado será de menos resfriados e alergias, cicatrizações mais rápidas e melhor disposição.
Como consumir
Para a comercialização das mangabas são feitas inúmeras receitas deliciosas, geralmente doces, vendidas nas feiras, supermercados, bares e afins. Os principais derivados da fruta são os licores, os doces, geleias, bolos, sucos e diversas sobremesas.
O chá pode ser feito com as folhas e as frutas, e a semente também pode ser usada, mas em pequena quantidade por vez. Para fazer o chá utilize uma colher de chá de folhas picadas e misture a uma xícara de água fervente. Deixe em infusão e beba morno, de 2 a 3 xícaras ao dia. Não deve ser administrado em crianças.
Como fazer suco de mangaba
Se tiver a oportunidade de levar uma bacia de mangabas para casa, faça bastante suco natural e congele a polpa para usar durante alguns meses. A receita é fácil, saborosa e muito nutritiva.
Ingredientes
Mangabas: 1 quilo;
Açúcar: 5 colheres (sopa);
Água filtrada: 3 xícaras (chá);
Gelo picado: 1 xícara (chá).
Modo de preparo
- Lave muito bem as frutas e depois esprema-as usando uma peneira grossa e uma tigela, pois é assim que se extrai a polpa;
- Coloque a polpa e os demais ingredientes no liquidificador, bata para misturar e sirva em seguida, bem gelado;
- Se não quiser servir na hora, extraia a polpa e coloque em saquinhos plásticos, separando por porções. Congele para usar ao longo do mês.
Se tiver bastante polpa também pode fazer esse delicioso doce de corte:
Contraindicações e cuidados a ter
Para utilizar o chá das folhas de mangaba com finalidade medicinal, deve saber que ainda não há pesquisas científicas o bastante para determinar que a fruta pode ser usada em tratamentos de saúde.
Por isso, essas dicas não substituem a consulta ao médico. O tratamento com a planta pode ser usado como coadjuvante do tratamento alopático. A parte da fruta para utilizar em várias receitas ou comer pura não há restrições, desde que esteja madura. Nunca coma a fruta verde, pois ela contém leite tóxico nessa fase de maturação.