Mancha no buço sai
Crédito: Freepik

Mancha no buço tem jeito? Veja as causas e possíveis tratamentos

A mancha que aparece no buço se chama melasma e tem tratamento

Publicidade

Muitas mulheres têm o hábito de depilar o buço para remover aqueles pelinhos minúsculos ou os pelos que ficam mais aparentes. O problema é que essa é uma das causas do buço manchado. Veja quais são outras causas de mancha no buço e o que fazer para se livrar desse inconveniente na estética do seu rosto.

O que causa mancha no buço?

Além da depilação frequente, existem outros fatores que podem fazer surgir manchas no buço, chamadas de melasma.

Gravidez

Muitas gestantes percebem manchas que podem surgir não só no buço, mas em outras partes do rosto e do corpo, como no colo e nos braços. O que acontece é que as células que produzem melanina (substância que dá cor à pele), passam a produzir em excesso em determinadas partes da pele. Esse é o melasma.

Depilação com cera

Se você faz depilação com cera quente ou fria no buço, saiba que esse método é muito agressivo para a pele e, por isso, pode desencadear nas células produtoras de melanina o mesmo efeito que ocorre na pele de muitas gestantes.

Publicidade

Excesso de sol

Quando você toma banho de sol ou mesmo caminha de um lado para o outro na rua, debaixo do sol, sem usar protetor solar, corre o risco de desenvolver manchas no buço. Não precisa ficar com a pele queimada para isso. Essas manchas também são o melasma.

Como remover as manchas de melasma?

Em primeiro lugar você deve evitar os fatores de risco para que as manchas não fiquem mais escuras ou surjam outras. Então, sempre use protetor solar quando for sair na rua, mesmo que não tenha sol forte.

Na hora de depilar o buço, as melhores opções para evitar manchas são a depilação com linha e depilação a laser. A cera é o pior método porque agride a pele e aumenta o risco de as células produzirem mais melanina.

Depois dessas opções, o melhor a fazer é ir ao dermatologista para que o médico avalie as manchas e veja se é mesmo melasma. A partir do diagnóstico, o médico poderá prescrever um produto dermocosmético clareador de manchas e o jeito correto de usar.

Publicidade

Outras alternativas são os tratamentos feitos no consultório, como peeling e laser para despigmentar as manchas. É importante se consultar com o médico primeiro, pois esses tratamentos têm contraindicações, como no caso de gestantes, pessoas com a pele muito sensível ou com algum problema de pele.

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM