Mancha escura na unha pode ser câncer de pele? Sim, pode parecer estranho mas é verdade. A mancha escura na unha que está associada ao câncer forma uma linha escura que vai da base até a ponta da unha. Ela parece com um fungo ou que você prendeu a unha em uma porta e ficou marcado. Por causa dessa semelhança, muitas pessoas ignoram o problema, mas ele é muito sério. Portanto, se você notou alguma mancha escura na unha, procure logo um dermatologista para que ele avalie o seu caso.
Mancha escura na unha – o que pode ser?
Nem todos os casos de mancha escura na unha querem dizer câncer. Existem vários fatores que podem ocasionar esse tipo de aparência, como:
- Infecção por fungo
- Batida ou fricção na região. Isso acontece quando você prende o dedo em uma porta ou fricciona demais a unha ao lavar muita roupa, por exemplo.
- Medicamentos como o antibiótico minociclina e o AZT, remédio utilizado para tratar HIV.
- Doenças intestinais que causam manchas na boca e das unhas
- Melanoma ou câncer de pele
Câncer de pele e a sua manifestação na unha
A dermatologista Tatiana Gabbi explica que na maioria dos casos a melanoniquia estriada – a listra escura que aparece na unha – é causada por um agente benigno que pode ser facilmente tratado. No entanto, também existe a possibilidade de ser causada por um agente maligno e ser resultado de uma lesão cancerígena. Normalmente essa linha na unha aparece nas cores preta, acinzentada ou marrom e o aparecimento é súbito, de uma hora para outra a mancha aparece e vai se alargando. Normalmente ela aparece em uma unha só , se aparecer em várias, não é sinal de câncer. De toda forma, assim que aparecer, o melhor é procurar ajuda médica para ter o tratamento mais adequado, um câncer diagnosticado no momento certo pode salvar a sua vida. Quando o câncer é detectado, muitas vezes é preciso retirar parte da unha, do tecido atingido pelo câncer, e muitas vezes, até amputar o dedo.
Veja também: Unhas onduladas: saiba o que significa e se tem tratamento