A Mancenilheira é uma árvore nativa da Flórida, Caribe, Bahamas e Colômbia. Segundo o Guinness Book, essa é a árvore mais perigosa do mundo, conhecida por “árvore da morte”.
Observe bem as características da Mancenilheira porque se você estiver caminhando por aí e vir uma árvore dessas em seu caminho, é melhor passar reto e resistir aos encantos de seus frutos.
Essa árvore, de nome botânico Hippomane mancinella, é grande, podendo atingir até 15 metros de altura. Ela faz uma boa sombra e, ao olhar, parece inofensiva. Claro, olhar você pode. O que não é recomendado é entrar em contato com qualquer parte dela, desde a casca até seus frutos.
Veja também: 5 Plantas perigosas que você precisa conhecer
O mais interessante é que cada parte da Mancenilheira produz um veneno único, o que nos faz imaginar que, no passado, ela tinha muitos predadores dos quais precisava se defender.
Então, nem mesmo se encostar para descasar à sombra de uma Mancenilheira você deve. Se fizer isso, sua pele começará a apresentar uma reação alérgica que vai provocar ardência imediata e pode formar bolhas iguais às bolhas de queimadura grave.
Se, acidentalmente, a seiva dessa árvore entrar em contato com seus olhos, certamente haverá uma cegueira temporária que o fará entrar em desespero. Por isso é tão importante saber o que pode acontecer e estar preparado para agir.
Quanto aos frutos, o problema fica ainda mais grave, já que o veneno vai entrar em maior quantidade no seu organismo. Embora sejam doces e suculentos, os frutos da Mancenilheira são muito tóxicos.
Veja também: 8 Frutas perigosas: algumas raras e outras bem comuns
Se alguém der uma mordida, logo sentirá fortes dores e pode até morrer, caso não receba cuidados médicos de emergência.
E nem pense em se livrar de uma árvore dessas, caso você tenha uma perto da sua casa e acha perigoso para crianças ou animais. Se ela for cortada, vai liberar o veneno pelo ar. Se for queimada, vai liberar o veneno pela fumaça, prejudicando o sistema respiratório de todos que inalarem.
Apesar de tanto perigo que oferece aos humanos e à maioria dos animais, existe um animal nativo da mesma região dessa árvore que parece ser imune aos seus mortais venenos: a iguana preta de cauda espinhosa, que caminha pelos troncos e come os frutos sem que nada lhe aconteça.
Veja também: 7 Plantas de interior que podem ser perigosas