Considera-se que ele não é assim tão importante como nos fazem acreditar desde crianças. Nossas mães e nossas avós sempre nos disseram para tomar leite, que faz bem aos ossos, prevenindo fraturas.
Na verdade, o ser humano é o único mamífero que mantém a toma do leite em idade adulta. Contudo, o nosso organismo apenas necessita dele em idade jovem, essencialmente durante o crescimento. Em adulto, é dispensável e até chega mesmo a ser impulsionador da intolerância à lactose, tornando sua digestão bem complicada. Acredite que podemos estar a ser influenciados por propaganda da indústria de laticínios, no sentido de mantermos o consumo de leite e fazermos com que ela (a indústria) continue com o seu lucrativo negócio.
A Escola de Saúde Pública de Harvard lançou uma pesquisa cuja conclusão é que os laticínios propiciam o aparecimento de doenças graves, como o câncer. Também indicaram que povos como o asiático e africano, com uma dieta pobre em leite, têm menos casos de osteoporose. Não será de espantar, pois existem fontes de cálcio maiores do que o do leite, por exemplo, as leguminosas, as frutas, os legumes e as sementes.
É verdade que o leite tem bons compostos para o organismo. Como por exemplo:
- Tem alto teor de proteínas e de vitaminas, como o fósforo e o zinco.
- É boa fonte de cálcio e de minerais essenciais.
- O leite pode ser benéfico para os ossos, os dentes, a pele e o coração.
No entanto, o leite está cada vez mais alterado, pois são administrados, frequentemente, às vacas que o produzem, muitos aditivos com níveis de toxicidade preocupantes. Eles chegam até nós através do pacote do leite, que todo o mundo tem na geladeira e coloca para servir no café da manhã. Preocupante, você não acha?
Malefícios do leite
Saiba ainda que a ingestão deste suposto importante alimento pode levar a casos de:
- Anemia
- Câncer
- Alergias
- Infecções auditivas
- Sinusite
- Rinite
Sabia que três quartos das pessoas não digerem bem o leite e seus derivados? E muitas nem sequer o sabem? No entanto, há cada vez mais opções para quem é alérgico à lactose ou para quem não quer mais tomar leite. Falamos das bebidas de vegetais, que têm evadido o supermercado com diferentes sabores e marcas. Contudo, você pode fazer sua própria bebida de cereais em casa. Tem por aí receitinhas bem legais. Basta “googlar”.