Menu

Malefícios do óleo de rícino: veja por que nem todo mundo pode usar

Apesar de ser um óleo cheio de benefícios, é oriundo de uma planta tóxica e precisa ser usado com cautela

Crédito: Freepik

Publicidade

O óleo de rícino é extraído da planta Ricinus communis, popularmente conhecida por mamona. Ele não é um vilão, pelo contrário. O óleo de rícino é ótimo para tratar caspa, estimular o crescimento do cabelo, aliviar dores de artrite, hidratar a pele e também como laxante.

O problema está no uso inadequado do produto, especialmente se for ingerido. Além do mais, algumas pessoas podem ter efeitos colaterais mesmo sem ingerir o óleo. Aí sim existem malefícios do óleo de rícino que é importante conhecer.

Dores de cabeça

Ao usar o óleo de rícino em tratamentos capilares, mesmo misturado a outros produtos, algumas pessoas apresentam dores de cabeça. Se acontecer de começarem as dores depois de usar o óleo no couro cabeludo é melhor desconfiar do óleo e parar de usá-lo.

Irritação e manchas

Outro efeito colateral, dessa vez pelo uso em grandes quantidades na pele e no couro cabeludo, é a irritação do tecido e o aparecimento de manchas, caso a pele fique exposta ao sol. Nesse caso, o problema é pelo excesso.

Publicidade

Menstruação desregulada

Assim como as dores de cabeça, outro sintoma que algumas mulheres percebem ao usar o óleo de rícino, seja na pele ou tomando como laxante, é a desregulação da menstruação.

Nesse caso, o óleo não é compatível com o organismo e não deve mais ser usado. Não acontece com todas as mulheres, mas o óleo de rícino tem propriedades capazes de alterar o equilíbrio do sistema reprodutor, tanto que é perigoso para gestantes.

Sintomas a ingestão excessiva

Se for consumido de forma errada, especialmente em quantidade maior do que a recomendada para o efeito laxativo, poderá causar cólicas, diarreia, náuseas e até desidratação.

Uso de folhas e sementes

Não é seguro usar as folhas e as sementes da planta para tratar qualquer coisa, pois elas são tóxicas. Apenas o óleo deve ser usado, e comprado em um local de boa procedência.

Publicidade

Contraindicações

Esse óleo não deve ser usado em crianças pequenas, pessoas com problemas intestinais, gestantes e lactantes, pois o óleo pode induzir o parto e prejudicar a produção de leite.

Veja também:

Sair da versão mobile