A Maizena é um ingrediente que muita gente tem em casa para usar nas receitas da cozinha e nas receitas de beleza para pele e cabelo. São inúmeras as dicas de misturinhas com Maizena para deixar a pele mais hidratada e bonita. Mas será que o uso desse ingrediente culinário na pele é mesmo seguro? Saiba a verdade.
Maizena no rosto: pode ou não pode?
Do ponto de vista médico, não é bom passar Maizena no rosto. Por mais que muitas pessoas usem as receitinhas com Maizena para hidratar e remover o excesso de oleosidade, sem ter efeitos colaterais, a verdade é que a Maizena é um produto alimentício e não há comprovação científica de que traz benefícios para a pele, ao ser aplicada diretamente no rosto.
Então, se você tem uma pele sensível ou algum problema de pele, não use a Maizena e outras receitas caseiras que possam trazer piora do seu problema. Se você já usou receitas com Maizena e gostou, mesmo assim não há garantia de que o efeito foi por causa da Maizena.
A Maizena e os fungos
Também vale lembrar que o pó da Maizena é o resultado da extração das proteínas e das fibras dos grãos de milho. Esse ingrediente serve de alimento para fungos que habitam a pele, o que aumenta o risco de infecções fúngicas e a piora da acne, caso sofra com esse problema.
Pode ser que você não sinta nada de errado na pele ao usar receitas com Maizena nas primeiras vezes. Mas o uso prolongado, e dependendo do tipo de pele e dos cuidados que essa pele recebe, aumenta o risco de surgirem infecções por causa dos fungos que vão se alimentar da Maizena e se proliferar.
Em resumo, prefira cuidar da pele com produtos próprios, inclusive respeitando o seu tipo de pele. Se a sua pele for sensível ou tiver muita acne, o ideal é consultar um dermatologista para garantir cuidados que vão trazer resultados efetivos, sem perda de tempo e prejuízos para sua saúde.