Menu

Mais velha a se curar do coronavírus, idosa ficou boa em 7 dias

Aos 103 anos, essa avó se tornou a pessoa mais velha a resistir e se curar do novo vírus

Crédito: Chutian Metropolis Daily

Publicidade

Os idosos fazem parte do grupo de risco da nova pandemia, porém essa avó deu um show de recuperação. Com 103 anos, ela é a pessoa mais velha a se curar do coronavírus, isso em apenas uma semana. Conheça sua história e as melhores formas para evitar o contágio.

Pessoa mais velha a se curar do coronavírus

Zhang Guangfen certamente tem muitas histórias para contar ao longo de mais de um século de vida, mas essa é conhecida em todo o mundo. Ela é oficialmente a pessoa mais velha a se curar do coronavírus. E o mais impressionante é que sua recuperação se deu em tempo muito curto, principalmente por causa da idade.

Ela ficou boa em apenas 1 semana, recebendo o tratamento no Liyuan Affiliated Hospital, em Wuhan. Lembrando que essa cidade chinesa foi onde começou a doença, contando com milhares de mortes, de todas as faixas etárias. Porém o que mais chama a atenção foi a evolução da doença na idosa. No primeiro dia, ela nem mesmo conseguia falar com a equipe de triagem, porém depois dos primeiros cuidados, ela se recuperou rapidamente.

De acordo com os médicos que a atenderam, ela não chegou a desenvolver um quadro de pneumonia dupla ou simples, como aconteceu com muitos pacientes. Ela chegou, no máximo, a ter uma bronquite leve, rapidamente tratada. Eles afirmam que essa rápida recuperação se deu por causa do seu excelente estado de saúde antes da contaminação.

Publicidade

Como se prevenir do covid-19

Primeiro de tudo, é fundamental manter um bom estado de saúde, assim como tinha Zhang. Isso não vai evitar a contaminação, mas ajuda a se recuperar mais rapidamente, caso aconteça. Então, foque em ter uma boa alimentação, fazer atividades físicas — mesmo dentro de casa — e tomar sol regularmente.

Mas existem formas de se prevenir da contaminação, bastando seguir as recomendações das autoridades e, claro, o bom senso. Veja o que fazer para ficar longe da estatística de infectados pelo covid-19:

  • Lavar as mãos: esse é um mandamento básico, devendo ser feito ao chegar em casa (caso ainda precise sair), antes de comer, sempre que assoar o nariz e diversas vezes ao longo do dia;
  • Não sair de casa: somente em último caso ou se o seu trabalho realmente exigir a sua presença, senão fique em casa;
  • Tossir no antebraço: se você tossir ou espirrar, o faça no antebraço dobrado e nunca na mão;
  • Álcool gel: o álcool é uma boa alternativa para pessoas que precisam sair de casa, sendo menos eficiente do que uma boa lavagem de mãos;
  • Desinfetar locais comuns: maçanetas, controles remotos e interruptores são apenas alguns dos itens que devem ser desinfetados diariamente;
  • Desinfetar eletrônicos: smartphones podem ser mais sujos do que você imagina, carregando germes para todos os que mexem nele, incluindo o covid-19. Dessa forma, use álcool isopropílico para desinfetar diariamente, da mesma forma com notebooks e outros eletrônicos de uso constante;
  • Adiar as visitas: se você tem idosos na família, deixe as visitas para outro momento, mas entre em contato diariamente para evitar a solidão. A mesma regra vale para o churrasco com os amigos e familiares.

Se todo mundo se impor certa disciplina, em pouco tempo o coronavírus estará sob controle. Então, faça um esforço procure manter o máximo de cuidado nessa época de pandemia. Mas sem pânico, ok? Somente uma maior atenção para a higiene e evitar aglomerações, sempre seguindo as recomendações oficiais na sua cidade.

Sair da versão mobile