Os idosos fazem parte do grupo de risco da nova pandemia, porém essa avó deu um show de recuperação. Com 103 anos, ela é a pessoa mais velha a se curar do coronavírus, isso em apenas uma semana. Conheça sua história e as melhores formas para evitar o contágio.
Pessoa mais velha a se curar do coronavírus
Zhang Guangfen certamente tem muitas histórias para contar ao longo de mais de um século de vida, mas essa é conhecida em todo o mundo. Ela é oficialmente a pessoa mais velha a se curar do coronavírus. E o mais impressionante é que sua recuperação se deu em tempo muito curto, principalmente por causa da idade.
Ela ficou boa em apenas 1 semana, recebendo o tratamento no Liyuan Affiliated Hospital, em Wuhan. Lembrando que essa cidade chinesa foi onde começou a doença, contando com milhares de mortes, de todas as faixas etárias. Porém o que mais chama a atenção foi a evolução da doença na idosa. No primeiro dia, ela nem mesmo conseguia falar com a equipe de triagem, porém depois dos primeiros cuidados, ela se recuperou rapidamente.
De acordo com os médicos que a atenderam, ela não chegou a desenvolver um quadro de pneumonia dupla ou simples, como aconteceu com muitos pacientes. Ela chegou, no máximo, a ter uma bronquite leve, rapidamente tratada. Eles afirmam que essa rápida recuperação se deu por causa do seu excelente estado de saúde antes da contaminação.
Como se prevenir do covid-19
Primeiro de tudo, é fundamental manter um bom estado de saúde, assim como tinha Zhang. Isso não vai evitar a contaminação, mas ajuda a se recuperar mais rapidamente, caso aconteça. Então, foque em ter uma boa alimentação, fazer atividades físicas — mesmo dentro de casa — e tomar sol regularmente.
Mas existem formas de se prevenir da contaminação, bastando seguir as recomendações das autoridades e, claro, o bom senso. Veja o que fazer para ficar longe da estatística de infectados pelo covid-19:
- Lavar as mãos: esse é um mandamento básico, devendo ser feito ao chegar em casa (caso ainda precise sair), antes de comer, sempre que assoar o nariz e diversas vezes ao longo do dia;
- Não sair de casa: somente em último caso ou se o seu trabalho realmente exigir a sua presença, senão fique em casa;
- Tossir no antebraço: se você tossir ou espirrar, o faça no antebraço dobrado e nunca na mão;
- Álcool gel: o álcool é uma boa alternativa para pessoas que precisam sair de casa, sendo menos eficiente do que uma boa lavagem de mãos;
- Desinfetar locais comuns: maçanetas, controles remotos e interruptores são apenas alguns dos itens que devem ser desinfetados diariamente;
- Desinfetar eletrônicos: smartphones podem ser mais sujos do que você imagina, carregando germes para todos os que mexem nele, incluindo o covid-19. Dessa forma, use álcool isopropílico para desinfetar diariamente, da mesma forma com notebooks e outros eletrônicos de uso constante;
- Adiar as visitas: se você tem idosos na família, deixe as visitas para outro momento, mas entre em contato diariamente para evitar a solidão. A mesma regra vale para o churrasco com os amigos e familiares.
Se todo mundo se impor certa disciplina, em pouco tempo o coronavírus estará sob controle. Então, faça um esforço procure manter o máximo de cuidado nessa época de pandemia. Mas sem pânico, ok? Somente uma maior atenção para a higiene e evitar aglomerações, sempre seguindo as recomendações oficiais na sua cidade.