Já se passaram seis meses desde as primeiras notícias sobre casos de coronavírus na China. De lá para cá, muita coisa mudou na rotina das pessoas em praticamente todo o mundo. Muitas vidas foram perdidas para a doença, mas ao mesmo tempo, pessoas de todas as idades conseguiram se recuperar para manter uma chama de esperança acesa no coração de todos.
Cada país, estado e cidade informa os números de casos confirmados, mortos e recuperados, de acordo com o seu próprio método de recolhimento de dados. É sabido que nenhum método é 100% preciso, já que existem muitos casos de pessoas que se contaminam e nem chegam a fazer o teste.
Mesmo assim, o que se pode fazer é confiar nas fontes oficiais para ficar por dentro dos números. Até agora, dia 27 de maio de 2020, os números mundiais são os seguintes:
- Casos confirmados: 5.644.562
- Recuperados: 2.307.901
- Mortes: 352.789
Mais de 5 milhões de pessoas já foram confirmadas com covid-19. Embora o número de mortos seja muito mais baixo do que o número de recuperados, não se pode comemorar, pois todas as vidas têm valor. No entanto, para quem ainda está aqui, se protegendo, cuidando dos outros e preocupado, é sim uma boa notícia saber que mais de 2 milhões de infectados conseguiram vencer o coronavírus.
No Brasil, os números são os seguintes:
- Casos confirmados: 396.166
- Recuperados: 159.611
- Mortes: 24.746
O número de casos de covid-19 no Brasil vem crescendo rapidamente, devido à falta de cuidado o suficiente no país para impedir que o vírus se espalhe. Agora já está em segundo lugar no ranking de mais casos confirmados no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Por conta disso, infelizmente, mais de 24 mil vidas já foram perdidas. Porém, se ajuda a trazer mais conforto, ainda é bem maior o número de pessoas que estão se curando, mesmo após um tratamento traumatizante, como muitas vezes acontece.
Os estados mais afetados são, por ordem de gravidade, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas e Pernambuco.
Como prevenir o coronavírus
Mesmo que seja difícil se manter protegido em uma sociedade que não está unida o bastante para fazer uma quarentena eficiente, você deve fazer o que estiver ao seu alcance para continuar se protegendo, pois a pandemia ainda não terminou. Veja quais são as recomendações do Ministério da Saúde:
- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
- Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
- Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.
Veja também: O que fazer se suspeitar que está com covid-19