A maionese é um creme simples de fazer em casa, mesmo assim muita gente compra pronta para facilitar ainda mais. Porém, nenhuma maionese comprada tem o sabor especial das versões caseiras, principalmente se forem receitas de maionese temperada, como essas que vai ver a seguir.
Como fazer maionese temperada: 7 receitas
Com muito ou pouco tempero e até versões menos calóricas e para quem tem restrições alimentares. Escolha sua maionese temperada preferida.
1. Maionese temperada com manjericão
Essa erva é aromática, oferece ótimos benefícios à saúde e deixa o sabor dessa maionese maravilhoso. Veja como fazer essa sugestão do Lazz Gourmet.
Ingredientes
Manjericão: 1 maço;
Ovos: 2 unidades;
Vinagre branco: 2 colheres de sopa;
Alho: 1 dente;
Sal: a gosto;
Óleo: até dar o ponto.
Modo de preparo
- No liquidificador coloque os dois ovos, as folhas do manjericão previamente lavadas e o alho.
- Bata até que as folhas quebrem um pouco.
- Com o liquidificador ligado, vá acrescentando o óleo aos poucos ou em fio, até que atinja a consistência desejada.
- Acerte o sal e está pronto para usar.
2. Maionese de abacate
Se você gosta de abacate e pratos com essa fruta, como guacamole, também vai gostar dessa maionese diferente sugerida prelo Presunto Vegetariano. Perfeita para servir com lanches, ela é uma opção saudável e vegetariana para experimentar.
Ingredientes
Abacate maduro médio: 1 unidade (400 gramas);
Salsinha picada: 1/2 xícara de chá;
Mostarda: 2 colheres de sopa;
Suco de limão: 2 colheres de sopa;
Sal: a gosto;
Alho: 1 dente;
Azeite: aprox. 1/2 xícara de chá.
Modo de preparo
- Em um liquidificador, coloque o abacate, a salsinha picada, a mostarda, o suco de limão, tempere com sal a gosto e, se gostar, acrescente um dente de alho sem o miolo.
- Bata e adicione cerca de ½ xícara de azeite aos poucos até obter uma textura de maionese. Caso necessário, auxilie com a colher. Se quiser, adicione mais temperos de sua preferência.
3. Maionese temperada com mostarda
Os molhos mais tradicionais são maionese, mostarda e catchup, que muitas vezes são misturados sobre o lanche, pois os sabores combinam muito. Logo, fica fácil imaginar que a combinação de maionese caseira com mostarda também dá certo. Essa opção é do Sem Medida.
Ingredientes
Gemas: 2 unidades;
Óleo: 260 ml;
Mostarda Dijon: 1 colher de sopa;
Sal e pimenta: a gosto.
Modo de preparo
- Coloque a gema, a mostarda, o sal e pimenta (só um pouco) em uma tigela. Bata até virar uma mistura homogênea.
- Sem parar de bater, coloque o óleo em fio. Quanto mais você bater e mais óleo colocar, mais firme ficará. O ponto ideal é, ao levantar o batedor ou pegar com uma colher, ela deve cair lentamente em gotas. Assim ficará leve e aerada.
4. Maionese de inhame vegetariana
Essa maionese é diferente por causa do inhame, mas o seu tempero é bem suave. Pode usar para substituir a maionese comum, tipo Hellmann’s, em todas as receitas que quiser. Essa é mais uma ideia do Presunto Vegetariano.
Ingredientes
Inhame cru picado: 300 gramas (ou 1 xícara e meia de inhame cozido);
Azeite: 4 colheres de sopa;
Suco de limão: 1 colher de sopa;
Alho pequeno: 1 dente;
Sal e pimenta-do-reino: a gosto.
Modo de preparo
- Cozinhe o inhame cru como preferir, na água ou no vapor. No final, os 300 gramas vão se tornar 1 e 1/2 xícara de inhame cozido.
- Coloque estes inhames cozidos no liquidificador, adicione o azeite, o alho, o suco de limão, e tempere com sal e pimenta a gosto.
- Bata tudo até ficar uniforme e, caso for necessário, coloque um pouco mais de azeite.
- Essa maionese pode ser servida em temperatura ambiente, mas se deixar na geladeira por 2 horas ficará ainda mais gostosa.
5. Maionese temperada de lanchonete (maionese verde)
Até mesmo com pão francês amanhecido é possível fazer uma maionese temperada. Essa sugestão é para ficar parecida com a maionese verde tão comum nas melhores lanchonetes, e a receita é do Panelaterapia.
Ingredientes
Pão francês amanhecido, sem casca e picado grosseiramente: 1 unidade;
Sal: 1 colher de chá rasa;
Alho amassado: 1/2 colher de chá;
Leite: 100 ml;
Mostarda: 1 colher de café rasa;
Cebolinha verde picada: 1 xícara;
Óleo: 150 ml.
Modo de preparo
- Coloque no liquidificador os quatro primeiros ingredientes da lista e bata bem. Conforme for batendo, vá derramando um fio de óleo através da tampinha menor do liquidificador. Coloque óleo lentamente e com constância até virar uma pasta bem firme.
- Acrescente a mostarda e a cebolinha verde picada grosseiramente, e bata mais um pouco. Está pronto para servir.
6. De leite com orégano
Essa opção do Tudo Receitas é uma versão básica para fazer e misturar com batatas cozidas, resultando na tradicional salada de batatas.
Ingredientes
Leite em temperatura ambiente: 150 ml;
Alho: 1 dente;
Sal: 1 colher de chá;
Orégano: 1 colher de café;
Salsinha: 3 ramos;
Óleo: até dar o ponto.
Modo de preparo
- Coloque todos os ingredientes, menos o óleo, no liquidificador.
- Bata em potência máxima e vá adicionando um fio de óleo bem ao centro das lâminas, batendo até que engrosse.
- A quantidade não é certa, você deve ir adicionando até observar que a maionese ficou cremosa. Está pronto.
7. Maionese temperada sabor bacon
Nunca tinha ouvido falar dessa opção de maionese, e adora bacon? Com certeza vai gostar de saboreá-la junto com um hambúrguer e batata frita no capricho. O mais interessante é que a receita só leva bacon e ovos. Sendo assim, por causa das calorias, prefira comer só no fim de semana. A ideia é do O Hambúrguer Perfeito.
Ingredientes
Ovo: 1 unidade;
Bacon em cubos ou tiras finas: 250 gramas.
Modo de preparo
- Primeiro passo é preparar o bacon, colocando os cubinhos ou tiras em uma panela bem quente. O objetivo é que a carne defumada solte todo seu o óleo, que precisa ser separado dos pedacinhos crocantes.
- Agora é a hora de ter um pouco de paciência, porque o óleo precisa estar em temperatura ambiente para seguir com os próximos passos.
- Com o óleo frio, coloque o ovo no liquidificador, ligue e deixe batendo.
- Acrescente o óleo de bacon aos poucos, em fio. Dependendo da quantidade de gordura que o bacon soltou, pode ser necessário acrescentar outro tipo de óleo, como canola ou girassol, para a maionese chegar em uma consistência mais firme.
- Quando a maionese estiver na consistência desejada, melhore tudo colocando os pedaços de bacon crocante e deixando que eles triturem e incorporem à maionese. Não precisa bater muito para conseguir sentir os pedacinhos ao comer.