A magnólia é uma planta muito apreciada pela frondosidade de sua árvore, que é linda e imponente. Ela pode atingir de 2 a 30 metros de altura – dependendo da espécie. As menores são arbustivas, bem carregadas de folhas verdes brilhantes e flores.
As grandes são árvores de galhos bem espaçosos, que parecem se espreguiçar sobre a grama. A inflorescência surge no inverno, com flores grandes e solitárias, cheias de beleza e perfume. Elas se destacam porque, nessa época, todas as folhas da árvore já caíram.
São mais de 80 espécies originárias da Ásia e da América, portanto, é uma planta que se adapta bem às regiões brasileiras. O único cuidado é evitar plantá-la nos meses mais frios, pois ela pode ter dificuldade em se adaptar ao novo local sem o calor necessário.
Veja também: Growth: o vaso que cresce com a planta
Solo adequado para o cultivo da magnólia
As diferentes espécies de magnólia podem ter suas particularidades. Mas, de modo geral, gostam de viver em um solo neutro, ligeiramente ácido, fresco e rico em matéria orgânica. Deve ser bem drenável também, para evitar o encharcamento em épocas de chuva.
E lembre-se de pesquisar sobre o porte da magnólia que pretende plantar, já que algumas podem ficar enormes e precisar de bastante espaço, tanto embaixo do solo (para as raízes) quanto para cima e para os lados no terreno.
Luminosidade
Sol pleno ou meia-sombra são luminosidades adequadas para a magnólia. O mais importante é que a planta consiga absorver luz solar algumas horas ao dia. Antes de plantar, escolha um local adequado do jardim. Observe a incidência de sol ao longo do dia.
Regas
As regas são mais importantes quando a planta é novinha e está em desenvolvimento. Depois de adulta, por ser uma árvore média/grande, ela não precisa mais de manutenção nesse sentido.
No caso das magnólias arbustivas, pode ser feita uma poda para dar mais formato ao arbusto. Geralmente, ela absorve a água das chuvas, que é o suficiente. Regue apenas se houver épocas de seca na sua região.
Veja também: Dicas de jardinagem antigas que ainda valem ouro
Propagação
Se quiser ter mais de uma magnólia no seu jardim, a propagação pode ser feita por estaquia, ou seja, cortando um galho saudável, na primavera, quando for fazer alguma poda de limpeza.
Depois é só replantar o galho na terra, no novo local, adicionado um pouco de enraizador para incentivar a fixação dela no solo.
As magnólias mais populares
Todas lindas e com suas particularidades, as magnólias são perfeitas para quem deseja um jardim florido e perfumado.
Magnolia denudata
Magnolia grandiflora
Magnólia liliflora
Magnolia sieboldii
Magnolia stellata
Magnolia x soulangeana
Veja também: Lutiela: dicas de cultivo dessa exuberante floragem